Sul do Estado registra desfiles de 20 de Setembro mesmo com chuvas

Sul do Estado registra desfiles de 20 de Setembro mesmo com chuvas

Em alguns municípios o desfile foi cancelado ou adiado não só pelas chuvas, mas também devido a pandemia

Correio do Povo

Em Canguçu, cerca de 120 cavalarianos, representando os oito CTGs da cidade, participaram da cavalgada

publicidade

Na região Sul e na Campanha a chuva atrapalhou algumas comemorações do Dia do Gaúcho, já outras foram mantidas, mesmo com as regras de controle a pandemia de coronavírus que causaram adaptações aos tradicionais Desfiles Farroupilha. Em Pelotas, aonde não houveram Desfiles Farroupilha pelo segundo ano consecutivo em função da pandemia, o Dia do Gaúcho foi encerrado com uma ação social. Integrantes de entidades tradicionalistas prepararam 100 refeições que foram entregues à comunidade carente da cidade.

Em Canguçu, mesmo com a chuva intensa que caiu durante todo o dia, em torno de 120 cavalarianos representando os oito CTGs da cidade participaram de uma cavalgada neste 20 de setembro. Eles saíram da Associação Rural percorrendo em torno de cinco quilômetros pelas ruas do Centro e de outros bairros e voltaram ao mesmo local. A chuva atrapalhou a presença de público, por isso, a prefeitura liberou o estacionamento. “Suspendemos a solenidade no Monumento ao MTG e o desfile temático por causa da pandemia e para evitar aglomerações”, justifica o vice-prefeito e presidente dos festejos, Cledenir de Oliveira Gonçalves. A chama crioula foi extinta no fim da tarde, após um culto crioulo no CTG Sinuelo.

Em Rio Grande, ocorreu na manhã desta segunda-feira a Cavalgada Farroupilha com a saída do Sindicato Rural até o Centro e retorno ao mesmo local. Em torno de 30 cavalarianos participaram do evento, mesmo com a forte chuva que caiu no município. Para evitar aglomerações a atividade não contou com arquibancadas para o público que acompanhou o trajeto de vários pontos do município e nem palanque de autoridades que assistiram à cavalgada da sacada da prefeitura. A extinção da chama crioula aconteceu na Praça Tamandaré, em frente ao monumento-túmulo de Bento Gonçalves. Os Festejos Farroupilha seguem até o próximo domingo quando haverá um desfile de cavalarianos a partir das 10h na Praia do Cassino. O trajeto começa e se encerra no Camping aonde está ocorrendo o Acampamento Farroupilha que conta com diversas atrações até o próximo fim de semana como rodeio artístico, por exemplo.

Na Campanha, Bagé e Hulha Negra adiaram os desfiles farroupilha. Na rainha da fronteira, a princípio, a tradicional cavalgada será no próximo sábado. Já a programação de encerramento da Semana Farroupilha seguiu normalmente no Parque do Gaúcho Dimas Costa. O encerramento começou no início da tarde, no Núcleo Temático Luiz Godinho, e se encerrou com um grande show com César Oliveira e Rogério Melo no Galpão de Eventos. A entrada era gratuita, sendo solicitado a quem pudesse doar um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas às instituições José e Auta Gomes e Vila Vicentina.

Em Candiota, o Desfile Farroupilha foi transferido para o próximo domingo, devido à chuva. A concentração dos cavalarianos será a partir das 14h na estrada de acesso ao Candiotão, com desfile na avenida 24 de março, às 15h. O encerramento acontece na Praça Central com show de Alexandre Brose e Grupo.

Mesmo com a possibilidade de chuva que acabou se confirmando, Dom Pedrito realizou o Desfile Farroupilha nesta segunda-feira. Neste ano foi adotado um novo formato, com um roteiro mais amplo, com o objetivo de evitar aglomerações. Com isto os cavalarianos percorreram 9,5km contemplando diversas ruas e bairros da cidade.

Municípios de outras regiões do Estado também realizaram suas comemorações. No Norte do Estado, vários eventos a cargo de entidades tradicionalistas foram realizados em Passo Fundo para comemorar o Dia do Gaúcho. Entre as atividades estão cavalgadas, cafés de chaleira e almoços, valorizando e cultivando a tradição gaúcha. No CTG Lalau Miranda ocorreu o café com chaleira às 7h30min e às 12h o costelão. No CTG Estância Nova ocorreu almoço com churrasco, o mesmo acontecendo no CTG Tropel de Caudilhos e no CTG Fagundes dos Reis. Já no CTG Eduardo Muller o churrasco foi na forma de drive thru. Um costelão foi servido no Departamento Tradicionalista do Clube Juvenil.

Em Frederico Westphalen o Dia do Gaúcho foi marcado com a realização da cavalgada que partiu na sede campeira do CTG Rodeio da Querência e que percorreu as ruas da cidade.

Em Uruguaiana, na Fronteira-Oeste, o Desfile Oficial de 20 de Setembro teve início às 10h e se estendeu até às 11h20min. Foram cerca de 850 cavalarianos de todas as idades cumprindo o trajeto previsto. No ano de Anita Garibaldi a presença feminina foi um dos destaques da cavalgada. O público estimado em 10 mil pessoas esteve espalhado ao longo da avenida Presidente Vargas para evitar aglomeração e obedecer aos protocolos sanitários. A maioria usou máscara e manteve o distanciamento pessoal. Houve representações de CTGs (Centros de Tradição Gaúcha), PTGs (Piquetes Tradicionalistas Gaúchos), além de cabanhas, estâncias e entidades.

*Com informações dos correspondentes Angélica Silveira, Agostinho Piovesan e Fred Marcovici


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895