Taquara inicia novo levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti

Taquara inicia novo levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti

Ação ocorrerá pelo município ao longo desta semana

Stephany Sander

As vistorias serão em 20% das residências de cada quarteirão

publicidade

A Vigilância Ambiental de Taquara iniciou nesta segunda-feira, o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação ocorrerá pelo município ao longo desta semana, com técnicos que farão a coleta de larvas para a detecção de focos do mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

De acordo com a médica veterinária responsável técnica pela Vigilância Ambiental, Regina Damasceno Rodrigues, o LIRAa é realizado quatro vezes por ano, sempre em datas pré-determinadas pelo Ministério da Saúde. “Esta é a terceira vez que realizaremos as coletas em 2021. Vamos monitorar quarteirões sorteados pelo aplicativo do próprio levantamento, e assim mapear focos do Aedes aegypti”, explica.

As vistorias serão em 20% das residências de cada quarteirão. Em caso de identificação de focos do mosquito da dengue, haverá a coleta do foco e a limpeza imediata do local, além da entrega de folhetos com informações sobre cuidados para evitar a criação do Aedes aegypti. A expectativa da Vigilância Ambiental é de se fazer a visita de 863 casas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895