Taquara retoma castração de cães e gatos

Taquara retoma castração de cães e gatos

Agora, além de atender animais machos, o serviço foi ampliado para a castração de fêmeas

Stephany Sander

Projeto pretende castrar em torno de 80 animais por mês em seu pico de funcionamento

publicidade

Após quase um ano inativo, a Administração Municipal de Taquara retomou, de forma temporária, os atendimentos do Castramóvel. Agora, além de atender animais machos, o serviço foi ampliado para a castração de fêmeas, uma reivindicação importante e há muito tempo solicitada pela comunidade.

Tendo em vista o controle populacional e controle de zoonoses, neste primeiro momento, o castramóvel segue castrando machos e fêmeas, cães e gatos, de pessoas que possuem grande quantidade de animais, não havendo, por enquanto, agendamento de novos cadastros.

“Através de um mapeamento já realizado no município estamos atendendo casos específicos para fazer o controle de natalidade e de zoonoses, mas assim que o Castra Fixo estiver finalizado, iniciamos os agendamentos para famílias carentes”, observa o veterinário responsável pelo Castramóvel, Everson Jacometo Júnior.

Segundo ele, o projeto está na fase final. Um local permanente, está sendo adaptado para receber cães e gatos destinados à castração. A medida visa, principalmente, oportunizar a recuperação e os cuidados pós-operatórios das fêmeas. O projeto pretende castrar em torno de 80 animais por mês em seu pico de funcionamento.

“A intenção é que até o final do ano o projeto do Castra Fixo esteja concluído e possamos iniciar as atividades em um espaço planejado para o atendimento e castração de machos e fêmeas. Assim que inaugurado, passaremos a fazer castrações dos animais para famílias de baixa renda que participam de programas sociais de auxílio do governo federal”, destaca Jacometo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895