Taxistas de Porto Alegre recebem capacitação para atuação em grandes eventos

Taxistas de Porto Alegre recebem capacitação para atuação em grandes eventos

A capacitação organizada pela EPTC antecede um dos grandes eventos que será realizado na Capital, o South Summit Brasil, que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de março, no Cais Mauá

Paula Maia

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto sublinhou a importância do turismo e dos táxis trabalharem juntos, enfatizando que o desempenho de um afeta diretamente o outro

publicidade

O barco Cisne Branco foi o palco da capacitação de taxistas para grandes eventos de Porto Alegre. Sob a iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os taxistas foram convidados a embarcar em uma jornada de informação sobre as riquezas turísticas da capital gaúcha, além de proporcionar uma experiência tangível de um dos passeios mais emblemáticos da região.

Com a crescente capacidade de Porto Alegre em sediar eventos de grande porte, a demanda por serviços de transporte de qualidade tornou-se uma prioridade inegável. Reconhecendo essa necessidade, a EPTC organizou a capacitação dos taxistas, visando não apenas aprimorar suas habilidades profissionais, mas também garantir uma recepção calorosa e eficiente aos turistas.

A bordo do Cisne Branco, os taxistas receberam informações sobre a história e o desenvolvimento de Porto Alegre, os atrativos turísticos e dicas sobre o uso de aplicativos para facilitar a comunicação em outros idiomas. Além de dados sobre o impacto na economia do município devido aos grandes eventos que são realizados.

Essa capacitação antecede um dos grandes eventos que será realizado na Capital, o South Summit Brasil, que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de março, no Cais Mauá.

De acordo com a EPTC, 3.910 táxis são cadastrados para atuar na Capital. E o diretor-presidente, Pedro Bisch Neto, ressaltou que a capacidade de Porto Alegre em receber grandes eventos é reforçada pela dedicação e profissionalismo dos taxistas, que desempenham um papel fundamental na experiência dos visitantes.

Neto sublinhou a importância do turismo e dos táxis trabalharem juntos, enfatizando que o desempenho de um afeta diretamente o outro. “Esse evento é muito importante, principalmente nesse momento em que estamos na véspera do South Summit, que vai receber mais de 20 mil pessoas. É importante que os operadores de transporte, os taxistas, que têm o primeiro contato com os turistas que chegam, tenham as informações e possam auxiliar no serviço de informação turística. A ideia é trazer um conjunto de informações que possam ser reproduzidas”, disse o diretor-presidente da EPTC.

O diretor de Turismo de Porto Alegre, Luiz Armando Silva de Oliveira falou sobre os atrativos turísticos da Capital como por exemplo as vinícolas urbanas, as opções noturnas do 4º Distrito e Cidade Baixa e as opções no Centro Histórico. Oliveira também comentou sobre os novos investimentos na cidade que vão ampliar capacidade da realização de grandes eventos como o Centro de eventos para 30 mil pessoas e uma Marina que serão construídos no trecho 2 da Orla do Guaíba.

O diretor também destacou os impactos na economia do município com a realização de grandes eventos como feiras, shows, congressos e partidas de futebol que impactam na economia de Porto Alegre e geram aumento na rede hoteleira. Oliveira apresentou dados que mostram o aumento de receita de mais de 72% no comércio, 77% na gastronomia e 68% na prestação de serviço durante a realização de eventos.

Oliveira também lembrou do site https://destinopoa.com.br/ que é um canal de informação do segmento turístico da Capital, com dicas, calendário de eventos e possibilidade de compra de ingressos.

O gerente de fiscalização de transporte da EPTC, Adailton Maia disse que essa capacitação é uma das alternativas criadas para ampliar a qualificação.

“Montamos essa estrutura de instrução onde a gente consegue passar, tanto alguma noção de legislação, de trânsito e de transporte, assim como também, por ser um evento internacional, dicas de comunicação, para eles poderem ter facilidade de interação com o usuário. E juntamente com toda a categoria, tentando atingir o máximo de condutores para que eles possam, na hora de atender o seu cliente, ter uma qualificação e o seu trabalho ser cada vez mais valorizado”.

No final do encontro, os participantes da capacitação puderam curtir um passeio pelas águas do Guaíba. O gerente comercial do Cisne Branco, Vinícius Elias, destacou a importância da vivência turística para que os taxistas possam informar como funcionam os atrativos da Capital.

O presidente da Associação dos Taxistas(Asstaxi), Roger Luiz Vieira considerou a importância do evento realizado, mas também expressou a necessidade de apoio contínuo, com mais eventos de capacitação em diferentes horários, para atingir mais taxistas.

Além dos cursos, Vieira destacou a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos taxistas, como mais locais para operar e horários adequados. Ele reconheceu a presença dos aplicativos de transporte, mas enfatizou a necessidade de respeito ao serviço regular e regulamentado da cidade.

“Acho que isso aqui tem que ser mais sistemático, não só para o Summit. Deve existir uma integração maior junto ao taxista, que é a porta de entrada do turista de todas as cidades, e principalmente da nossa. Os taxistas já estão se reformulando, já têm carros melhores, com frota mais nova”, ressaltou.

Katia Mileski é taxista há 18 anos e disse que as capacitações são uma oportunidade de melhorar a comunicação e performance dos taxistas. Ela contou que foi uma das primeiras a solicitar esse tipo de atividade junto à EPTC e acredita que vai ter a replicação dos conhecimentos adquiridos.

“Eu acho inclusive que a gente poderia ter todas as informações dentro do carro através do QR Code. Então, ter um patrocínio desses eventos onde a gente conseguisse botar um QR Code com a identificação do taxista, com o link para os principais sites da cidade, vai ficar mais interativo. Assim poderemos apresentar melhor a cidade para quem chega nela”, sugeriu.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895