Teatro de Novo Hamburgo será reaberto

Teatro de Novo Hamburgo será reaberto

Além da adequação do PPCI, diversas reformas foram feitas

Stephany Sander

Fundado em 5 de abril de 1982, local já recebeu grandes nomes da cultura nacional

publicidade

Depois de quase 5 anos de espera, o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, de Novo Hamburgo, vai retomar as atividades. Em obras desde 2016 para adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), foi liberado pelo Corpo de Bombeiros e está pronto para receber o público tão logo o protocolo estadual de combate à pandemia permita. Além do PPCI, diversas reformas foram feitas, como a troca completa do carpete, troca do revestimento das cadeiras, substituição de parte dos equipamentos de sonorização e iluminação, pintura interna da plateia e palco, reforma dos camarins, troca de lâmpadas da plateia por iluminação de LED e também melhorias nas instalações elétricas, visando uma maior eficiência para a redução no consumo de energia e segurança.

Para celebrar as melhorias, uma programação virtual irá ocorrer de 18 a 23 de maio: o Encontros de Gentileza! Através de lives diárias, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Cultural de Novo Hamburgo e da prefeitura, artistas locais levarão afeto, arte e entretenimento aos hamburguenses, segundo o titular da Secult, Ralfe Cardoso. "Estamos felizes em retomar as atividades no palco do nosso teatro, mesmo que ainda somente para gravações ou apresentações on-line. Temos muito para comemorar", afirma ele, lembrando que a pandemia acarretou na impossibilidade de abertura do espaço para o público em geral.

Fundado em 5 de abril de 1982, o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno recebeu grandes nomes da cultura nacional, como: Adriana Calcanhoto, Wolf Maia, Nei Lisboa, Lúcio Mauro, Baden Powell, Vitor Ramil, Eva Wilma, Belchior, Ary Toledo, Reginaldo Faria, Ana Botafogo, entre tantos outros, recebendo festivais de canto coral, música, dança e teatro, de alcance regional, estadual, nacional e, mesmo, internacional. Referência para produtores, artistas e comunidade na região Sul do país, o espaço comporta um público de cerca de 400 pessoas sentadas e uma estrutura acessível com elevador, rampa de acesso, corrimão nas escadas e rampas, vaga de estacionamento exclusiva para idosos e deficientes e banheiros adaptados. Na entrada, o foyer funciona como área comum e pode ser usado em eventos paralelos como exposições, vernissages e sessões de autógrafos. Destaque para sua caixa cênica, que possui um palco italiano com mais de 80 m², além de três camarins, e cabine técnica.

A confirmação de retomada das atividades no teatro ocorre quatro dias após um protesto por parte do Coletivo Cultural de Novo Hamburgo. Na última sexta-feira, através de um vídeo publicado nas redes sociais, a classe artística mostrou indignação pelo fechamento do local, prestando também uma homenagem ao espaço.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895