Temporal causa morte, alagamentos e bloqueios de estradas no Norte do RS

Temporal causa morte, alagamentos e bloqueios de estradas no Norte do RS

Em Giruá, o desabamento de um ginásio provocou uma morte na noite de quarta-feira

Felipe Faleiro

publicidade

As chuvas que atingiram grande parte do Rio Grande do Sul entre a noite de quarta e esta quinta-feira causaram estragos em diversos municípios, de acordo com a Defesa Civil Estadual e informações das prefeituras. A situação mais crítica ocorreu em Giruá, onde uma mulher morreu por conta do desabamento de um ginásio, onde ocorreria um evento na noite de quarta-feira. Outras 60 pessoas ficaram feridas.

Em Erechim, a Defesa Civil Municipal havia registrado no bairro Cristo Rei 81,8 milímetros de precipitações em 24 horas até 10h40min desta quinta. Houve ao menos uma queda de barreira e um idoso foi resgatado de uma residência. Uma barreira caiu na ERS 420 e 13 pontos de alagamentos foram registrados.

“Está sendo um ano bem atípico e com grandes dificuldades”, afirmou o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. Segundo ele, este temporal se diferenciou dos anteriores em razão do número de municípios atingidos. Conforme ele, houve danos relatados também em Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Áurea, Benjamin Constant, Mariano Moro e Barão de Cotegipe. “Metade da região foi afetada”, afirmou. 

De acordo com Arruda, os municípios farão uma reunião na sede da Amau para mensurar os prejuízos econômicos e sociais. “Os relatos são mais de problemas em estradas rurais, pontes e localidades no interior. O Alto Uruguai passou por três anos de seca, e agora o El Niño nos traz novos desafios”. Dos 32 municípios da Amau, segundo ele, 24 já haviam decretado situação de emergência até o início da tarde em razão do excesso de chuvas, número que pode aumentar nos próximos dias. “Acredito que todos irão”, pontuou.

Houve ainda danos em Ijuí, que registrou destelhamentos, e Passo Fundo, onde moradores foram retirados de áreas de risco e dois pontos do município tiveram alagamentos em ruas, e ainda diversas residências e veículos foram invadidos pela água. Conforme os pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o equipamento instalado no bairro Integração, em Passo Fundo, registrou 138 milímetros de chuva em 24 horas, e no Loteamento Parque Farroupilha, 114 milímetros. 

Em Soledade, choveu 98 milímetros, em Ijuí 94 milímetros no bairro Mundstock, e ainda 85 milímetros em Entre-Ijuís. Conforme a Defesa Civil Estadual, ainda os municípios de Lajeado, Entre Rios do Sul, Nonoai, Santo Augusto, Centenário, Santo Expedito do Sul, Machadinho, Chapada, Pejuçara, São Paulo das Missões, Aratiba e Nova Boa Vista registraram transtornos, e moradores de Santa Rosa e Espumoso também reportaram alagamentos. 

O alerta agora prossegue para duas bacias abaixo. O rio Caí já estava ontem acima da cota de inundação, de seis metros. Na quarta-feira, o nível chegou a alcançar 6,78 metros, mas estava em queda no começo da tarde da quinta, com a medição de 6,04 metros. Já a bacia do Taquari-Antas estava em cota de atenção em Taquari, Bom Retiro do Sul, Encantado, Muçum e Santa Tereza.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895