Temporal causa transtornos em Gramado e Bento Gonçalves

Temporal causa transtornos em Gramado e Bento Gonçalves

Da tarde de segunda-feira ao final da manhã de terça-feira, a Prefeitura de Gramado atendeu mais de 60 ocorrências relativas ao temporal

Angélica Silveira

Desliszamentos foram registrados em Gramado

publicidade

A chuva intensa que afeta grande parte do estado também atingiu Gramado. Das 16h desta segunda-feira, até o início da manhã desta terça-feira foram registradas pela Defesa Civil do município mais de 60 chamados de ocorrências e solicitações de vistorias.

Uma casa na Linha Araripe sofreu destelhamento devido aos fortes ventos e os moradores receberam lonas para amenizar os prejuízos. Já nas proximidades da localidade Altos da Viação Férrea a garagem de uma residência foi atingida por lama que desceu de uma encosta e uma casa no Loteamento Mazzurana, na Várzea, foi interditada pela Defesa Civil. Também foi registrado um deslizamento na RS-115 na noite de segunda-feira, seguido por um acidente de trânsito. Na manhã desta terça-feira, equipes trabalharam na retirada de árvores caídas na localidade Carazal e nas ruas Tristão de Oliveira (Centro), Serafim Benetti (Floresta) e FG Bier (Planalto).
Um dos pontos mais atingidos foi o bairro Várzea Grande, com registros de pequenos pontos de deslizamentos e transbordamento de bueiros nas Avenidas 1º de Maio e do Trabalhador. Uma casa no bairro Carniel foi invadida pela água e ruas centrais também sofreram com alagamentos.

As áreas de riscos afetadas pelas fortes chuvas de novembro de 2023 estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.
A Secretaria de Obras também informa que está trabalhando em um trecho da RS-373 na Serra Grande, que está bloqueado devido ao acúmulo de material na via, pois a tubulação não suportou o grande volume de água. "Alertamos os motoristas e moradores que a estrada está totalmente bloqueada e estamos atuando para desobstruir o mais rápido possível", afirma o secretário de Obras, William Rodrigo Camillo. Outra equipe está na Estrada do Moleque, na Várzea Grande, que tem acúmulo de lama na pista. Já o posto de Estratégia da Saúde da Família do bairro Pórtico está fechado devido à falta de energia.

As aulas na Rede Municipal de Ensino não foram suspensas, apesar de algumas instituições registrarem danos causados pelas chuvas como nas Escolas Henrique Bertoluci Sobrinho (Casagrande), Alberto Pasqualine (Linha Araripe), Maximiliano Hahn (Carniel), Presidente Vargas (Avenida Central) e no ginásio da Escola Vicente Casagrande (Altos da Viação Férrea). "As aulas não foram suspensas,mas solicitamos auxílio das famílias que puderem permanecer com os filhos em casa", solicita a secretária de Educação, Simone Tomazelli Andreis.

Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves a chuva intensa fez com que a Prefeitura suspendesse as aulas nas escolas municipais do interior no turno da tarde. As da área urbana seguem abertas para acolher os alunos cujos pais precisam trabalhar, mas em ponto facultativo.

As chuvas desde a noite de segunda-feira causaram rompimentos de tubulações, queda de barreiras e alagamentos. Com isto, na manhã desta terça-feira, o trânsito ficou bloqueado no trecho entre a Dávile Sandrin e BR 470, na Busa. Foi registrada queda de barreira na rua Ivan Copat, no Vila Nova II. O trânsito está interrompido entre as ruas Hermenegildo Poloni e Francisco Tomasi, no bairro Fátima. No local, é realizada a obra de ampliação da rede de drenagem. Em virtude da forte chuva o arroio transbordou.

Há bloqueio no trecho da localidade 15 da Graciema em virtude de alagamentos.
A ponte de acesso à Linha Zemith está interditada. O trânsito na Rua Aristides Bertuol está bloqueado nos dois sentidos e interrompido na Rua Pedro Michelon com Giuseppe Santarossa, no Aparecida devido ao rompimento de tubulação. Está bloqueada a passagem de veículos no sentido da rua São Paulo para Linha Buratti, após queda de barreira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895