Temporal do mês passado provocou 3 mil ocorrências de quedas de árvores em Porto Alegre

Temporal do mês passado provocou 3 mil ocorrências de quedas de árvores em Porto Alegre

Um mês após o evento climático, 85% do trabalho de recolhimento de resíduos foi concluído, segundo a prefeitura

Correio do Povo

Galhos ainda são encontrados nas ruas de Porto Alegre

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A prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta sexta-feira o balanço da força-tarefa criada para atender aos impactos das chuvas e fortes ventos que castigaram a cidade, há exatamente um mês, em 16 de janeiro. As maiores ocorrências registradas foram quedas de árvores e galhos, falta de luz - que impactou no fornecimento de água e em serviços essenciais - sinaleiras, pontos de alagamentos e destelhamentos de casas. Um mês após o temporal, 85% do trabalho de recolhimento de resíduos foi concluído.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou 3 mil ocorrências de quedas de árvores e galhos em diversas regiões da Capital. Cerca de 2 mil toneladas já foram removidas e os resíduos destinados à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. Para atender essa demanda, 81 equipes entre próprias e contratadas estiveram nas ruas com Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) e o apoio do Exército.

Abastecimento de água

A falta de energia elétrica afetou o abastecimento de água em 73 bairros. Sem luz, as estações de tratamento e casas de bombas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ficaram inoperantes e 1,2 milhão de pessoas sem água. O abastecimento em toda a cidade foi normalizado depois de cinco dias.

Saúde

Os transtornos do temporal também afetaram serviços essenciais, como unidades de saúde, hospitais e escolas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reorganizou a rede em 100 unidades de saúde que tiveram restrições nos atendimentos por falta de energia, água, telefone ou internet.

Defesa Civil

Do dia 16 ao dia 19 de janeiro, mais de 300 ocorrências chegaram à Defesa Civil. Cerca de 10 mil metros de lona foram entregues e atenderam 1,8 mil casas.

Doação de telhas

Um mutirão do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) fez a distribuição de 4.348 telhas adquiridas pela prefeitura e recebidas por meio de doações para casa danificadas.

Trânsito e mobilidade

A Central de Atendimento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu e deu encaminhamento a 5.101 chamadas. Desde 26 de janeiro, 100% dos bloqueios foram liberados. Mais de 260 cruzamentos com semáforos foram impactados pela falta de energia. Para orientar o trânsito e circulação, a empresa colocou nas ruas 400 agentes.

Assistência social

O atendimento nas unidades da Fundação de Assistência Social (Fasc) também foi impactado com o fechamento ou restrição por falta de energia em 11 dos 23 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), quatro Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), três Centros Pop e um Centro de Idoso. A retomada dos serviços ocorreu em 19 de janeiro.

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Educação

Em recesso escolar, a rede municipal registrou 56 escolas atingidas com algum dano e 35 sem energia elétrica.

Tecnologia

A Procempa atuou na reconstituição de fibras para acesso à internet, reestabelecendo a comunicação de serviços em unidades de saúde e estações do Dmae. Também forneceu equipamentos de rádio garantindo a comunicação de equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, EPTC e Carris em locais sem a comunicação convencional.

Doações e parceiros

Comunidade e parceiros da prefeitura colaboraram com a doação de mais de 97 mil litros de água; empréstimo de mais de dez motosserras para remoção de árvores e 963 telhas.


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