Temporal pelo RS: chuva começa a alagar áreas em Rio Grande

Temporal pelo RS: chuva começa a alagar áreas em Rio Grande

Pancadas tem ritmo intenso desde o final da tarde na cidade

Angélica Silveira

publicidade

A cidade de Rio Grande já começou a apresentar alagamentos em algumas áreas. Chovendo forte desde o fim da tarde, o Parque Marinha já registra acúmulos de água. Segundo o coordenador da defesa civil, Sérgio Weber, 40 pessoas seguem no Salão Paroquial da Vila da Quinta. 

“Ainda não temos noção de mililitros nem a velocidade do vento. A equipe está nas ruas entregando telha e lona, ainda relacionada ao temporal da última semana”, relata. As ilhas seguem sendo monitoradas, há previsão de granizo na região, que ainda não se confirmou. Há bastante descarga elétrica durante a noite. Segundo ele, o que falta é material de limpeza, higiene e roupa de criança. As doações podem ser entregues na Prefeitura ou na defesa civil da rua Barroso, 166. 

Por enquanto o Porto do Rio Grande segue em condições praticável. Segundo  o secretário executivo da  defesa civil municipal, Anderson Montiel, a tendência é que a chuva pare até o início da madrugada. Ele conta que  tiveram duas  ocorrências até às 20h50min, um pedido de lona no bairro Nossa Senhora de Fátima e outro no Navegantes. 

“A chuva é intensa, mas o vento tem pouca intensidade. Como o solo está molhado, qualquer chuva que caia é problema, mas não é grave, por enquanto”,pondera. Até às 21h a chuva chegou a 25 milímetros. “Para uma cidade plana, com o solo encharcado, então mesmo com pouco volume já dá alagamento”, justifica. 

Aulas suspensas em Jaguarão

Em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai foram registrados dois momentos de chuva intensa, que causaram alagamentos pontuais. O primeiro foi por volta das 16h e o segundo às 18h. Devido a previsão de temporal para os próximos dias a Prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal e as  atividades no Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) nesta terça e quarta-feira. Os serviços de saúde que requerem deslocamentos  somente serão realizados em casos de urgência e emergência. 

Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e do Exército estão de prontidão para atender a população ribeirinha. Pela medição  realizada na manhã desta segunda-feira o Rio Jaguarão estava 1,7 m acima do leito. No momento chove forte em Jaguarão.  Em função do vento algumas casas foram destelhadas no bairro Bela Vista. Chove também em outras cidades da região, como Rio Grande e Pelotas, por exemplo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895