Temporal provoca queda de postes e deixa consumidores sem energia na Capital e Região Metropolitana

Temporal provoca queda de postes e deixa consumidores sem energia na Capital e Região Metropolitana

Na área de concessão da CEEE Equatorial, 24 mil clientes seguiam sem fornecimento de energia

Felipe Samuel

Temporal provocou quedas de postes na Capital

publicidade

O temporal que atingiu Porto Alegre e a Região Metropolitana no sábado provocou alagamentos, quedas de postes e árvores e causou danos na rede de energia elétrica. Mais de 92 mil consumidores das áreas de concessão da CEEE Equatorial (86 mil) e da RGE (6,2 mil) ficaram sem energia. A região mais afetada pela chuva foi o Extremo-Sul da Capital, na Restinga e bairro Lajeado. Até a manhã de domingo, na área de concessão da CEEE Equatorial, 24 mil clientes seguiam sem fornecimento de energia elétrica. Semáforos ficaram inoperantes em vários pontos da cidade, como no Praia de Belas e na Zona Sul.

A Defesa Civil Municipal registrou 32 ocorrências, sendo 21 sobre destelhamento de casas. Cerca de 80 famílias foram atingidas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 71 milímetros em apenas uma hora na região, equivalente a 65% da média mensal, o que contribuiu para que as tubulações não conseguissem escoar toda a água. Equipes da Defesa Civil e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) percorreram os bairros mais atingidos e cadastraram moradores que necessitam de materiais. Lonas foram distribuídas ainda na noite de sábado na Restinga e bairro Lajeado.

Nos próximos dias, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fará vistorias na região para verificar se há entupimento e se é necessário a limpeza das bocas-de-lobo. As equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) foram acionadas para sinalização de trânsito e remoção de árvore nas ruas Almirante Câmara e Travessa Nova Trento.

Em Harmonia, município localizado no Vale do Caí, a prefeitura irá decretar situação de emergência na segunda-feira. O prefeito Ernani Forneck afirma que é um momento difícil. Ele relata que os trabalhos de limpeza das ruas terão início pela manhã. “Nos solidarizamos com todos que foram atingidos de alguma forma pelo temporal. É um momento difícil para a nossa cidade, mas tenho certeza que juntos vamos passar por esse momento. Sempre fomos uma comunidade unida e agora não será diferente”, destaca.

Conforme a MetSul, o município de 4,6 mil habitantes pode ter sido atingido por uma microexplosão. O fenômeno, que atingiu a cidade de Taquara na semana passada, resultou em rajadas de vento superiores a 100 km/h. Dados da Defesa Civil municipal apontam que pelo menos 80 casas tiveram telhados danificados, número que ainda pode aumentar. Bombeiros Voluntários de Harmonia com o apoio dos Bombeiros Militares de Montenegro iniciaram os serviços de corte e remoção de árvores e galhos que espalhados pelo município.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895