Tenda é instalada em Santa Maria para separação de pacientes com e sem sintomas de Covid

Tenda é instalada em Santa Maria para separação de pacientes com e sem sintomas de Covid

Anexo foi montado na área externa da UPA Santa Maria

Renato Oliveira

20 profissionais trabalharão no espaço que funcionará 24 horas por dia

publicidade

Para garantir mais segurança aos pacientes que chegam até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Perpetuo Socorro, em busca de atendimento, a Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) instalou uma tenda na área externa do prédio. O espaço, que teve o investimento de R$ 19,5 mil por três meses, podendo haver prorrogação, será utilizado para a triagem dos pacientes que chegam até o local. Os recursos são do município. O objetivo é separar da recepção os pacientes com suspeita de Covid-19 dos casos clínicos em função da grande demanda. Os pacientes com sintomas serão direcionados para a recepção da UPA. Os demais aguardarão atendimento na tenda.

Para colocar em funcionamento a estrutura para a triagem, a prefeitura trabalha na inserção de um aditivo no contrato com a Sefas, que, administra a UPA Santa Maria. A previsão é de que isso ocorra nos próximos dias. Dessa forma, serão repassados recursos para a compra de materiais e contratação de profissionais, o que já tramita internamente. Ao todo, 20 profissionais trabalharão no espaço, que funcionará 24 horas por dia. Para atender no local, serão contratados enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e equipe de higienização. A atuação desses profissionais será dividida por turnos de trabalho. “Além de benefícios para a população, que será melhor acolhida quando buscar o serviço, é uma segurança aos próprios profissionais da saúde que atuam na unidade porque melhor organiza o fluxo de trabalho”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

A diretora da UPA Santa Maria, Irmã Liliane Pereira, ressalta a importância desse novo formato de atendimento para o andamento do trabalho dos profissionais de saúde. “Estamos em um momento crítico da pandemia. Temos trabalhado, diariamente, muito além da nossa capacidade, atendendo casos extremamente graves. Nossos profissionais têm dedicado seu tempo e disposição para ajudar todos os pacientes que chegam até nós. Por isso, todo o empenho para dar aos pacientes mais segurança é bem-vindo neste momento”, afirma a diretora.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895