Terceiro dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo debate a preservação do patrimônio cultural

Terceiro dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo debate a preservação do patrimônio cultural

Convidadas falaram em Porto Alegre sobre papel dos órgãos e defesa patrimonial como promotores de conhecimento

Felipe Faleiro

José Daniel Simões, como mediador, e demais convidadas realizaram debate no terceiro dia do evento

publicidade

O terceiro dia da 1ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), em Porto Alegre, traz nesta sexta-feira mais uma vez uma série de atividades voltadas ao setor. Entre elas, a realização de uma edição especial do CAU Vivo, sessão temática reunindo especialistas, e cujo tema foi Órgãos e Mecanismos de Defesa do Patrimônio Cultural. 

O seminário ocorreu na Sala de Oficinas do Multipalco do Theatro São Pedro. Para o debate, foram convidadas as arquitetas e urbanistas Ana Lúcia Meira e Mirian Sartori Rodrigues, assim como a procuradora de Justiça do RS Ana Marchesan. Mediadas pelo conselheiro do CAU/RS José Daniel Craidy Simões, elas discutiram a respeito do papel dos organismos de preservação patrimonial, e seu papel como promotores de conhecimento para a sociedade. A sessão teve boa presença do público, e também foi transmitida pela Internet.

“O CAU/RS lidera o RedePAC (Rede de Defesa do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul), composto também pelo Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos, em que justamente são discutidos os mecanismos de integração, e a eventual agilidade nas soluções relacionadas à preservação cultural. O patrimônio em si é fundamental no planejamento urbano das cidades”, disse Simões. Para ele, há uma atenção concentrada destes órgãos também no processo de transição do governo federal, a respeito de qual será o tratamento à preservação do patrimônio.

Este sábado e é o último dia da Trienal, com destaques para a Caminhada do Patrimônio no Centro Histórico, a partir das 10h30min, com saída do Edifício Ely, na rua da Conceição, 283, e chegada por volta do meio-dia na Casa de Cultura Mário Quintana. À noite, ocorre o encerramento do evento, com o bloco carnavalesco “Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só”, a partir das 22h, na Praça da Matriz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895