Termonebulização identifica ligações irregulares de esgoto em Caxias do Sul

Termonebulização identifica ligações irregulares de esgoto em Caxias do Sul

Uma neblina artificial é injetada nas tubulações

Celso Sgorla

Fumaça pode adentrar as residências, mas o produto aplicado nas redes não é tóxico

publicidade

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul realiza pelos bairros da cidade trabalho de termonebulização com o objetivo de identificar possíveis ligações irregulares de esgoto. O método consiste na injeção de uma neblina artificial nas tubulações, que se espalha rapidamente nas redes de esgoto sanitário, como pias de cozinha, banheiros, vasos sanitários, chuveiros, tanques, máquina de lavar roupa e louça. Ela pode atingir até um quilômetro de distância do local aplicado, facilitando a identificação de edificações com ligação irregular.

Caso a fumaça seja avistada saindo de calhas ou ralos, é sinal de que existe uma irregularidade e o proprietário da residência recebe uma notificação para fazer a correção das instalações. Há a possibilidade de a fumaça entrar nas residências quando o local possuir alguma anormalidade nas instalações internas de esgoto, se não estiverem de acordo com normas técnicas, se existir algum ralo seco ou ainda se a casa estiver em obras ou com as tubulações de esgoto inacabadas.

O produto aplicado nas redes não é tóxico, contudo, não é recomendado que seja inalado em grandes quantidades. Caso a fumaça entre na residência, a orientação é manter janelas e portas abertas como forma de arejar o local.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895