“Todo ano é a mesma coisa. Isso não é vida”, lamenta moradora de Eldorado do Sul ao retomar limpeza da casa após cheia

“Todo ano é a mesma coisa. Isso não é vida”, lamenta moradora de Eldorado do Sul ao retomar limpeza da casa após cheia

Ruas dos bairros Cidade Verde e Vila da Paz voltam a repetir o cenário de 2024, com pilhas de entulhos espalhadas pelas calçadas e moradores tirando barro das casas

Correio do Povo

Moradores de Eldorado do Sul começam a limpar suas casas após período de chuvas

publicidade

O cenário de 2024 volta a se repetir em Eldorado do Sul. Depois do recuo da enchente, ruas dos bairros Cidade Verde e Vila da Paz, alguns dos mais atingidos pela cheia dos últimos dias na cidade, voltam a ter pilhas de entulhos espalhados pelas calçadas. Além disso, a manhã deste sábado foi marcada também por mutirões para limpeza das casas atingidas.

Uma das residências que estavam sendo limpas era a da moradora Cláudia Storck, na rua Z. Ela conta que saiu de casa há 15 dias e que, mesmo tendo iniciado neste sábado a limpeza, ainda não tem previsão de retornar. Mesmo tendo levantado boa parte de seus pertences, alguns móveis estragaram com a cheia e serão descartados pela família.

“Infelizmente, a minha casa é uma das primeiras a ser atingida na enchente e somos uma das últimas a voltar. E quando voltamos, não tem muito o que fazer, pois é muita sujeira que fica. Já montei uma cozinha completa, com armários, pia e mesa, umas três ou quatro vezes nos últimos anos. Dá vontade de largar tudo e não voltar mais. Todo ano é a mesma coisa. Isso não é vida”, lamentou a moradora.

Veja Também

Cláudia conta ainda que retornar para a casa foi triste em função do cenário presenciado. A marca da cheia aponta que o piso da casa ficou submerso em cerca de 50 centímetros. “É cruel. Eu não pensei que fosse sujar tanto e acumular tanto barro de novo. Estamos limpando no pátio para dar uma sensação um pouco melhor, mas dentro ainda está tudo sujo. Ainda não tem como voltar para casa, pois ainda está muito úmido. Tudo se repete. Não sei mais o que fazer”, completou.

Neste sábado, a prefeitura de Eldorado do Sul disponibilizou o cadastro para famílias que deseja solicitar ajuda humanitária. O cadastro pode ser feito no site www.defesacivil.eldorado.rs.gov.br. A retirada dos auxílios será no Ginásio do Loteamento a partir de segunda-feira, dia 7. Para receber o auxílio, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço atualizado de junho de 2025, no nome da pessoa solicitante e da residência atingida.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895