Três chapas concorrem à eleição suplementar para a Prefeitura de Cachoeirinha

Três chapas concorrem à eleição suplementar para a Prefeitura de Cachoeirinha

Os novos prefeito e vice da cidade serão escolhidos em pleito suplementar no dia 30 de outubro

Fernanda Bassôa

Disputa ocorre devido à cassação dos mandatos do ex-prefeito Miki Breier e do seu vice, Maurício Rogério Tonolher

publicidade

Três chapas concorrem à Prefeitura de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, no pleito suplementar marcada para 30 de outubro, mesmo dia do segundo turno das Eleições Gerais de 2022. A disputa ocorre devido à cassação dos diplomas do ex-prefeito Volmir José Miki Breier e de seu então vice, Maurício Rogério Tonolher, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), em julgamento no dia 19 de abril deste ano. Também foi declarada a inelegibilidade de Breier para as eleições nos oito anos subsequentes ao pleito de 2020. A cassação se deu por supostos crimes de abuso de poder político e econômico durante o período eleitoral, por meio de vantagens pessoais a servidores municipais e distribuição de licença prêmio em pecúnia. O ex-prefeito de Cachoeirinha ainda foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00.

As convenções partidárias que definiram os atuais candidatos se encerraram em 4 de setembro e, no último dia 9, teve início a campanha eleitoral, com autorização de veiculação de propagando política. A diplomação dos candidatos eleitos ocorrerá no dia 24 de novembro.

Cristian Wasem (MDB), prefeito em exercício, que assumiu por ser presidente da Câmara de Vereadores, concorre para seguir no cargo no Executivo. Delegado João Paulo (PP) é o candidato a vice. A coligação é formada por MDB, PP, Avante, PDT e Republicanos. Outra chapa na disputa é composta por Rubens Otávio (União Brasil), postulante a prefeito, e Jaqueline Ritter (Cidadania), para vice. A coligação “Aliança Mais Cachoeirinha” tem União Brasil, Federação PSDB/Cidadania, PRTB, PTB, PL, Podemos, Solidariedade, PSC e Patriota. A terceira chapa reúne David Almansa (PT) para prefeito e Ester Ramos (PSOL), de vice. A coligação “A esperança vai mudar Cachoeirinha” tem PT, PCdoB, PV e Federação PSOL e Rede.

Carol Cândido / Divulgação / CP

Cristian Wasen

Candidato a prefeito, Cristian Wasem tem 44 anos e é advogado. Em 2016, elegeu-se vereador e foi autor de projetos como de políticas públicas e de sensibilização às pessoas com fibromialgia, de leis de transparência, gestão e recursos públicos e de anticorrupção. Em 2020, foi reeleito, tornando-se presidente da Câmara em 2022. Em 20 de abril, devido à cassação dos mandatos de prefeito e vice, Wasem assumiu como interino o Executivo. João Paulo, 66, é funcionário público estadual aposentado e tem formação em Direito. Foi delegado de Polícia, passando por diversos cargos e chegando a chefe de Polícia do Estado. Concorreu a prefeito em 2020.

Principais propostas: estudar a possibilidade de criação de um hospital municipal e buscar investimentos e qualificação na área da saúde pública e uma maior integração da Guarda Municipal, agentes de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil. A chapa pretende também aumentar a articulação com o governo do Estado para a instalação de uma Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e de outra da Mulher, implantar novo modelo de Restaurante Popular, propor novas parcerias para a capacitação de jovens e adultos em cursos técnicos de qualificação profissional e criar um plano efetivo para melhoria da mobilidade urbana.

Filipe Lederhos / Divulgação / CP

Rubens Otávio

Postulante a prefeito, Rubens Otávio tem 49 anos, é advogado e foi vereador por dois mandatos, em 2012 e em 2016. Para este último, foi reeleito com 2.772 votos, sendo então o vereador mais votado da história da cidade. Foi presidente da Câmara em 2018 e atua como advogado pela garantia dos direitos sociais. Jaqueline Ritter tem 58 anos, é professora e foi vereadora por dois mandatos. Presidiu projetos da Frente Parlamentar e é autora da Lei Ficha Limpa. Teve atuação na fiscalização das ações do Executivo, na gestão de Miki Breier. Tanto Rubens Otávio quanto Jaqueline tiveram o Legislativo como última atividade política.

Principais propostas: investimentos na saúde, desenvolvimento econômico e em educação de qualidade, término das obras públicas inacabadas, gestão de mobilidade urbana e infraestrutura com transporte público digno. Entre as ações previstas estão também a preservação da vida e do patrimônio, redução dos índices de criminalidade, criação do Observatório Municipal de Segurança e Mobilidade, composto por diversos órgãos e representantes da comunidade, e criação de um Centro de Saúde Municipal, além de buscar dialogar constantemente com o funcionalismo público e investir na formação continuada dos profissionais da educação.

Assessoria de Imprensa / Divulgação / CP

David Almansa

Concorrendo para prefeito, David Almansa tem 31 anos, é sociólogo e cursa mestrado em Ciência Política na Ufrgs. Militante do PT desde os 14 anos, foi eleito vereador em 2020, conquistando a maior votação da cidade. Lidera propostas como da reforma da educação infantil e da promoção de uma segurança pública mais humana. Ester Ramos, 63, é advogada e foi secretária municipal de Indústria e Comércio. Primeira mulher presidente da Associação Comercial de Cachoeirinha, atuou promovendo o Natal Solidário, apoiando as creches comunitárias e levando a ONG Parceiros Voluntários para o município.

Principais propostas: combate à fome, criação do Restaurante Popular, ampliação do número de cestas básicas, reforma das escolas municipais, ação para zerar a fila de espera na educação infantil e o fim das indicações políticas nas unidades básicas. A chapa pretende ainda criar a Policlínica de Especialidades com traumatologia e o Novo Centro de Especialidades Odontológicas, pôr fim aos contratos emergenciais de limpeza urbana, propor a coleta seletiva administrada por cooperativas e a reativação da usina de asfalto, além de gerar emprego e renda, garantir moradia digna e investir em obras de urbanização em bairros abandonados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895