Três Coroas terá estratégia inovadora no monitoramento do Aedes aegypti

Três Coroas terá estratégia inovadora no monitoramento do Aedes aegypti

Programa foi desenvolvido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS)

Correio do Povo

Aedes aegypti transmite a dengue, zika e chikungunya

publicidade

O município de Três Coroas irá participar de pesquisa pioneira no Estado para monitoramento do Aedes aegypti, mosquito diretamente envolvido na transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A estratégia inovadora se dará através da instalação de armadilhas Ovitrampas, que simulam o ambiente perfeito para procriação do mosquito, com objetivo de atrair as fêmeas do inseto para que coloquem os ovos, permitindo o monitoramento e posterior mapeamento das áreas com maior risco.

O programa foi desenvolvido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde - CEVS, através da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contemplando inicialmente 23 municípios no Rio Grande do Sul, escolhidos através de critérios operacionais, ou seja, municípios com equipes em condições de desenvolver o projeto.

A utilização da nova metodologia é mais uma ferramenta que será usada pela Prefeitura do Município, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social no combate a proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O projeto será realizado pelos agentes de combate a endemias, coordenados por Djeferson Oliveira da Silva e Marcelo Brandão Oliveira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895