Três das 18 obras da Copa do Mundo de 2014 ainda não foram concluídas em Porto Alegre

Três das 18 obras da Copa do Mundo de 2014 ainda não foram concluídas em Porto Alegre

Moradores e motoristas reclamam dos transtornos nos locais onde os projetos estão em andamento

Felipe Faleiro

Moradores e motoristas reclamam dos transtornos nos locais onde os projetos estão em andamento

publicidade

Das 18 obras previstas para serem entregues até a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, três ainda aguardam conclusão, mesmo depois de oito anos do término dos Mundiais no Brasil, além da Rússia, em 2018, e a dias do início do evento esportivo no Catar. São elas a ampliação da avenida Severo Dullius, próxima da rua Dona Alzira, bem como a duplicação da avenida Tronco e ainda o trecho 2 das melhorias na rua Voluntários da Pátria, no trecho entre a Ramiro Barcellos e a avenida Sertório.

Ainda que os projetos estejam em andamento, há transtornos aos moradores e motoristas que circulam pelos locais. Preocupados especialmente com o descarte irregular de lixo próximo às obras e a falta de sinalização das mesmas, eles esperam por uma resolução rápida para evitar novos problemas de mobilidade. Na Severo Dullius, por exemplo, o asfalto está em andamento, e os trabalhos estão 89% concluídos, de acordo com o painel da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). Há três meses e meio, no final de julho, eram 87%. 

O investimento é de R$ 77,9 milhões, e a via terá dois quilômetros de extensão, da região do Aeroporto Internacional Salgado Filho até a avenida Sertório. No local, o comerciante Leandro Vagner, que vive com a família na área há dez anos, tem esperanças de que a obra seja finalizada logo. “O pessoal até está trabalhando por aqui, mas a gente fica preocupado com o lixo. Não são os pobres que descartam, mas as pessoas com carros melhores. Com o asfalto, terá bem mais trânsito por aqui”, observa ele. 

Com frequência, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fazem a limpeza do local. Por mês, segundo o DMLU, são retiradas mais de 200 toneladas de resíduos da área. Já a Tronco deverá ter concluída sua ampliação até março de 2023. Nos trechos 1 e 2, que devem ser entregues no próximo ano, os trabalhos estão 72% prontos, e nos trechos 3 e 4, a conclusão chega a 82%. A construção sofreu alguns revezes, como uma suspensão em outubro de 2016 por falta de recursos, retomada em junho de 2018, suspensa novamente em julho de 2019 e novos avanços a partir de fevereiro de 2020.

Além da duplicação de 6,5 quilômetros totais, o projeto prevê ainda a drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, sinalização e nova iluminação pública. “Já está levando oito anos. Com certeza atrapalha bastante, mas acho que agora sai”, diz o eletricista Reni dos Santos, morador do bairro Santa Tereza e frequentador assíduo da região da Tronco. No total, estão sendo investidos R$ 129 milhões.

Quanto ao trecho 2 da Voluntários da Pátria, ligando o Centro Histórico à zona Norte, a Smoi se manifestou dizendo que está sendo refeito o projeto para a duplicação. Ainda não há construções sendo realizadas no local. No momento, o projeto passa por mudanças, e, “assim que pronto”, ainda sem data, “entrará para licitação”. A obra deverá entrar no chamado “Centro Expandido”, também com melhorias no Centro Histórico, Orla do Guaíba e 4º Distrito.

Resumo das obras da Copa

• Ampliação da avenida Severo Dullius, bairro Anchieta: 89% de conclusão
• Duplicação da Avenida Tronco, bairro Santa Tereza: 72% concluídos (trechos 1 e 2), 82% concluídos (trechos 3 e 4)
• Trecho 2 das melhorias na rua Voluntários da Pátria, da altura da Ramiro Barcelos até a avenida Sertório, bairro Floresta: ainda na fase de projeto


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895