Três horas de chuva intensa causa transtornos e alagamentos por vários locais de Santa Vitória do Palmar

Três horas de chuva intensa causa transtornos e alagamentos por vários locais de Santa Vitória do Palmar

O temporal da madrugada causou alagamentos e fez com que o riacho que passa pelo perímetro urbano saísse foram da caixa, o que causou transtornos em diversas casas de áreas ribeirinhas

Angélica Silveira

Um dos locais alagados fica no bairro Jacinto

publicidade

Diante das chuvas intensas ocorridas entre 1h e 4h desta quarta-feira, o riacho que passa pela zona urbana de Santa Vitória do Palmar transbordou. Com isto a água atingiu diversas casas nas áreas ribeirinhas. A Defesa Civil do município acionou o Plano de Contingência, disponibilizando o "Ginásio Cardeal" para que as pessoas pudessem se deslocar em caso de necessidade.

Durante a manhã, a Defesa Civil e funcionários do setor de Assistência Social da Prefeitura se mobilizaram para recolher estas pessoas atingidas pelo temporal, pois há a previsão de mais chuva. "Há casas que chegou a ficar dois palmos em baixo de água, causando transtornos, destruindo móveis e eletrodomésticos, mas as pessoas não querem sair", lamenta o vice-prefeito do município, Sidney Nunes das Neves,

Segundo ele, os mais atingidos foram as que moram a margem do riacho. Nos bairros São Miguel, Donatos, e centro houve o registro de casas alagadas, assim como próximo ao porto Santa Vitória . "Estamos estudando decretar emergência, pois foi muita chuva em três horas e o sistema não conseguiu dar escoamento", lamenta.

No entanto, com a redução da intensidade do temporal, o riacho baixou e não foi necessário que ninguém fosse desalojado ou desabrigado. A Defesa Civil do município está monitorando a situação, principalmente na comunidade afetada.

Dados oficiais do Governo do Estado apontam a precipitação de 30 milímetros. No entanto, esta Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil está considerando e registrando os dados de pluviômetros não oficiais que apontam índices de 125mm no Chui e 150mm em Santa Vitória do Palmar. Sendo na zona rural, há aproximadante três quilometos da zona urbana, próximos aos bairros Donattos e São Miguel onde houveram desta existe um registro não oficial que chega a apontar 257mm.

Segundo o prefeito do Chuí Marco Antonio Barbosa, as laterais da estrada que divide os dois municípios ficaram alagadas e causaram diversos acidentes, com danos materiais. Um veículo chegou a ficar embaixo d' água." No Chuí não há maiores transtornos apenas alagamentos pontuais, que já estão recuando", conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895