Três Passos anuncia meta de testar 25% da população

Três Passos anuncia meta de testar 25% da população

Município adquiriu 500 testes tipo RT-PCR para iniciar a primeira etapa da nova fase

Agostinho Piovesan

Para a primeira etapa desta nova fase, foram adquiridos 500 testes tipo RT-PCR

publicidade

Em mais uma ação estratégica de combate ao coronavírus, a Administração Municipal de Três Passos, na região Noroeste do Estado, anunciou que vai ampliar a realização de testes Covid-19. O objetivo é testar 25% dos 24 mil habitantes.

O prefeito José Carlos Amaral disse que o enfrentamento da pandemia vem sendo feito a partir de amplo estudo técnico de gestão da testagem populacional. “Juntamente com a secretaria de Saúde e a Unidade Sentinela definidos, nesta semana, a metodologia da nova fase de testagem, sendo que a equipe corroborou com critérios pré-estabelecidos, uma vez que os mesmos estão embasados no preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirmou.

Amaral informou que, para a primeira etapa desta nova fase, foram adquiridos 500 testes tipo RT-PCR. “Com isso, a meta agora é chegar ao equivalente a 25% da população verificada, colocando Três Passos entre os municípios que mais testaram no Estado e, seguramente, no Brasil”, avalia.

Todas as ações de combate ao Covid-19 têm a participação da Unidade Sentinela, através da qual foi definida a metodologia desta nova ação. A prioridade é aplicar testes em indivíduos com sintomas. Neste caso, o tempo de espera pela realização do exame cai dos atuais 14 dias para apenas cinco dias. No segundo grupo prioritário, estão incluídos os indivíduos que mantiveram contato próximo com pessoas que testaram positivos, apresentando ou não sintomas.

Por fim, será realizada a testagem da “Verificação da Incidência/prevalência da Covid-19”, a qual consiste em uma verificação aleatória de pessoas de um determinado grupo e tem como objetivo monitorar a velocidade de avanço da contaminação. Segundo o Poder Público, nos próximos dias será iniciada a testagem de indivíduos que atuam em serviços públicos, entre os quais, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, agentes penitenciários e servidores da prefeitura.

Desde o início da pandemia, foram realizados testes de Covid-19 em 3.320 pessoas no município. São 2.481 negativos e 771 confirmaram positivo, sendo que 606 já estão recuperados. A Unidade Sentinela registrou 10,5 mil atendimentos, com 448 domiciliares e 84 encaminhados ao Hospital de Caridade (HC). Forma registrados sete óbitos até o momento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895