Todos os 11 trabalhadores de uma empresa de reciclagem, com idades entre 41 e 64 anos, resgatados de condições análogas à escravidão na terça-feira durante uma ação conjunta entre Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal e assistência social de Sapucaia do Sul, foram encaminhados para a rede municipal, onde receberão apoio contínuo para garantir sua reintegração social com dignidade.
Moradores da Região Metropolitana, segundo informou a administração de Sapucaia do Sul, logo após o resgate, os homens foram imediatamente acolhidos pelas equipes da secretaria, que fez o encaminhamento à República Esperançar. No local, receberam atendimento médico, alimentação, suporte psicossocial e auxílio para a regularização de documentos.
De acordo com a Secretaria de Proteção e Desenvolvimento Social, essas pessoas seguirão sendo acompanhadas pela equipe técnica da Prefeitura, que reforça seu compromisso com a busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade e atua permanentemente em parceria com outros órgãos na prevenção, investigação e acolhimento em casos de violação de direitos.
Os homens foram encontrados operando em uma empresa de reciclagem de lixo, no bairro Sete, em condições de trabalho consideradas degradantes devido ao estado precário e inabitável de seus alojamentos. No local não havia instalações sanitárias, nem janelas, havia muitas infiltrações e corria esgoto no interior do alojamento. O proprietário foi preso em flagrante e o local, que não tinha alvará de funcionamento, foi interditado. Os trabalhadores foram encaminhados para recebimento de três parcelas do benefício do seguro-desemprego.