Trabalho de termonebulização identificará possíveis ligações irregulares na rede de esgoto em Caxias

Trabalho de termonebulização identificará possíveis ligações irregulares na rede de esgoto em Caxias

Procedimento será realizado durante esta quarta-feira, em horário comercial, no loteamento Reolon

Celso Sgorla

Fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação

publicidade

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul começa nesta quarta-feira o processo de termonebulização no loteamento Reolon. O trabalho tem como objetivo identificar possíveis ligações irregulares na tubulação de esgoto, por meio da aplicação de um produto que se espalha pelos canos em forma de fumaça. O procedimento será realizado durante o dia inteiro, em horário comercial.

Os servidores do Samae utilizam um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação, para que possam ser corrigidas posteriormente.

A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade como ligação de calha de chuva; ligação de ralo de drenagem; ligação de boca de lobo ou rede de esgoto cloacal quebrada.

Se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Nesse caso, a equipe do Samae identifica o endereço e notifica o morador para que ele providencie o conserto.

O Samae alerta que se a sua moradia estiver com alguma ligação irregular na rede de esgoto cloacal, ou se internamente as tubulações de esgoto não estiverem instaladas conforme normas técnicas, ou se a casa estiver com obras ou as tubulações de esgoto inacabadas, ou ainda se estiverem com ralo seco, há a possibilidade da fumaça entrar no local.

Se isso ocorrer, mantenha o ambiente arejado, pois apesar de o produto não ser tóxico, não é recomendado que ele seja inalado em grandes quantidades em um local fechado. Qualquer dúvida, o Samae coloca à disposição o telefone 115 para esclarecimentos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895