Tradicional restaurante de Santa Maria fecha as portas nesta quinta-feira

Tradicional restaurante de Santa Maria fecha as portas nesta quinta-feira

O Augusto funciona desde 1968 na rua Floriano Peixoto, centro do município

Renato Oliveira

As atividades seguem até esta quinta-feira

publicidade

Após 50 anos funcionando no centro de Santa Maria, o Restaurante Augusto, referência para quem visita o município, está fechando as portas. Inaugurado em 1968 pelo ex-agricultor português Augusto Martins, o restaurante foi frequentado por lideranças de diversos segmentos como políticos, atores, músicos, professores e estudantes. O estabelecimento localizado na rua Floriano Peixoto tem sua a última atividade prevista para esta quinta-feira. "A marca da casa era o galeto com um molho que chamava a atenção dos frequentadores", lembra o cirurgião dentista, Odilon Mainardo.

Com o fechamento do restaurante, 35 profissionais, entre garçons e cozinheiros, ficarão sem emprego. "Chegou o momento, tudo tem um fim", afirmou o diretor-proprietário Augusto Ricardo Marco. "A nossa família levou uma queda muito triste em outubro do ano passado com a morte do Marco Antônio Fank, também sócio-proprietário". A morte ocorreu em acidente de trânsito no município de São João do Polêsine. O empresário lembra que o prédio onde funciona o restaurante é antigo e precisa de adequações à nova lei de prevenção de incêndio e exigências da Vigilância Sanitária, o que exigiria que o imóvel fosse reconstruído.

"Também não fizemos um novo sucessor para tocar o empreendimento, já que todos os ligados à família têm outra profissão", ressalta. "Com o fechamento do Augusto, se perde parte da história de Santa Maria", lamenta o empresário Luiz Fernando Maffini, frequentador do local. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895