Trecho 3 da Orla comemora aniversário de um ano com diferentes atividades em Porto Alegre

Trecho 3 da Orla comemora aniversário de um ano com diferentes atividades em Porto Alegre

Local se consolidou como um dos espaços mais utilizados para lazer na Capital

Correio do Povo

publicidade

O aniversário de um ano do Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, está sendo comemorado ao longo deste sábado com a avaliação de que o espaço, com 1,6 quilômetro de extensão, é um sucesso. “Milhares de pessoas já passaram por aqui”, resumiu a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Débora Garcia, citando que são em torno de 20 mil frequentadores apenas em cada final de semana. Muitos visitantes, lembrou, são de outras cidades e até vindos de vários estados.

“Porto Alegre precisava de um espaço como este”, frisou, destacando como pontos positivos a localização geográfica, ao ar livre, à beira do Guaíba e até de frente para o pôr-do-sol. “Isso tudo fez as pessoas virem mais para a orla”, enfatizou. “Tem muita gente vindo para cá só por causa da pista de skate. É a maior da América Latina”, afirmou.

A área conta com 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes como basquetebol, voleibol, futevôlei, beachtennis, tênis, futebol 7, futebol em grama sintética e de areia, pistas de patinação e de skate, além de academias ao ar livre e praças infantis. “Todas as quadras são de qualidade e com manutenção”, observou Débora Garcia, ressaltando inclusive as parcerias firmadas com entidades privadas. Os frequentadores podem contar também com vários comércios de alimentos e de bebidas

Para o futuro, a secretária da SMELJ manifestou a expectativa de dispor de professores para darem aulas nas diversas modalidades esportivas. “Estamos planejando para 2023”, adiantou.

Além do lazer e prática de esporte, a movimentação na área movimentava o turismo e a economia, além de trazer benefícios à saúde física e mental. “Com isso diminuiu a procura aos ambulatórios médicos e aos hospitais, além do sedentarismo, obesidade e depressão”, exemplificou.

Ponto de encontro

O local virou até ponto de encontro dos jovens. “Ficam tudo na escadaria da pista de skate”, constatou, lembrando que a movimentação do público na área acontece nas 24 horas, dia e noite. “Tem segurança e iluminação”, explicou. A vigilância é feita pela Guarda Municipal e por 34 câmeras de monitoramento transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando (Ceic).

“A gente contratou agora, vai começar em seguida, uma ronda privada para aumentar a segurança. A gente precisa de reforço até para preservar o patrimônio público. Estamos nos trâmites finais e até o início de novembro está começando”, revelou Débora Garcia.

Programação

Na programação festiva deste sábado estão sendo previstos um torneio de integração dos funcionários da prefeitura, blitz da saúde vascular e check-up cardio e neuro, lanches, brinde e skates disponíveis, aulão de fitness day, bolo com 365 cupcakes, ações em promoção à saúde, nutrição e fisioterapia, exibição de adestramento de cães da Brigada Militar que está também a banda, festival de Handebol e aulas gratuitas de patinação, bem como cama elástica e brinquedos infláveis para a criançada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895