Treinamento para padronizar tratamento contra o câncer ocorre em Porto Alegre

Treinamento para padronizar tratamento contra o câncer ocorre em Porto Alegre

A Capital em em suas estatísticas as neoplasias entre as principais causas de óbito, ao redor de 20%

Taís Teixeira

A vice-presidente executiva e médica-chefe da ASCO, Dra. Julie Gralow (azul), durante o painel

publicidade

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) promoveu, em parceria com o City Cancer Challenge Foundation (C/Can) e apoio da American Society of Clinical Oncology (ASCO), painel  com o tema “O Presente e o Futuro da Oncologia no Brasil”, no Hotel Hilton, em Porto Alegre, que começou no dia 24 e vai até o dia 26. O evento tem o objetivo de identificar ações e políticas nacionais e globais de combate ao câncer. Para enfrentar essa realidade e fortalecer a abordagem multidisciplinar e a padronização da gestão e atendimento de pacientes oncológicos, o C/Can vem desenvolvendo o projeto de melhoria ao acesso à gestão de qualidade do tratamento de câncer em parceria com os profissionais da saúde de Porto Alegre. A Capital em em suas estatísticas as neoplasias entre as principais causas de óbito, ao redor de 20%. 

A diretora diretora executiva do IGCC, Daniely Votto, explica que é a primeira vez que esse treinamento multidisciplinar em Porto Alegre, que, desde 2018, é o único município brasileiro a integrar a   C/Can, entidade que apoia municípios ao redor do mundo no intuito de melhorar o acesso equitativo ao diagnóstico e tratamento de cânceres. “ A  C/Can elege cidades no mundo para ajudar essas cidades a melhorar essas políticas de acesso ao tratamento de câncer mais igualitários, o que nos faz desenvolver vários projetos tentando qualificar o acesso das pessoas principalmente dos pacientes do Sistema único de Saúde”, esclareceu. 

O evento  teve a participação da vice-presidente executiva e diretora médica da ASCO, Dra. Julie Gralow, do líder técnico global do C/Can,  Rolando Camacho, do chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio a Organização de Rede no Instituto Nacional de Câncer,  Arn Migowski, da presidente do Conselho de Administração do IGCC, Maira Caleffi, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O público-alvo são os profissionais da saúde. 

O destaque do evento foi a presença da vice-presidente executiva e médica-chefe da ASCO, Dra. Julie Gralow, que esteve pela primeira vez em Porto Alegre. Gralow é professora emérita de oncologia médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, onde atuou por mais de 25 anos no corpo docente dirigindo o programa de Oncologia Médica de Mama. A médica também é cofundadora da Team Survivor Northwest, uma organização sem fins lucrativos que visa ajudar mulheres sobreviventes de câncer a melhorar sua saúde por meio de exercícios e condicionamento físico. Gralow foi agraciada com o Prêmio Humanitário ASCO de 2018 e o Prêmio OncLive Giants o Cancer Care de 2021 por Comunidade/Política pelo seu trabalho no desenvolvimento das capacidades de mulheres com câncer em todo o mundo.” Estou muito feliz de ver tantos profissionais em Porto Alegre interessados em entregar o melhor para os pacientes e seguir com a nossa missão, que é prevenir e curar todo câncer no mundo”, disse. 

O IGCC trabalha, desde 2021, em parceria com o C/Can neste projeto com o objetivo de que haja uma rede de apoio de organizações públicas, privadas e da sociedade local para identificar os principais desafios do município e adaptar planos de ação para soluções adaptadas localmente.

Outro importante projeto realizado é a Padronização do Manejo do Tratamento de pacientes com câncer de mama e de próstata. A sua elaboração envolveu grande parte da sociedade médica porto-alegrense, grupos de experts internacionais e a equipe técnica do C/Can. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895