Trilhos do Viaduto 13 em Vespasiano Corrêa têm acesso bloqueado

Trilhos do Viaduto 13 em Vespasiano Corrêa têm acesso bloqueado

Local foi interditado por empresa para evitar transição de pessoas para realização de obras

Lou Cardoso

Trilhos do Viaduto 13 em Vespasiano Corrêa tem acesso bloqueado

publicidade

O Viaduto 13, localizado na cidade de Vespasiano Corrêa, região do Vale do Taquari, teve seu acesso aos trilhos bloqueado desde último final de semana. O local, que é um dos principais pontos turísticos da região, foi interditado pela empresa Rumo, concessionária responsável pelo trecho.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, o motivo seria o grande fluxo de pessoas atravessando o local, em especial os praticantes de esportes radicais. "A informação oficial a gente não tem, estamos solicitando para que a empresa se manifeste oficialmente e explique o motivo e o que será feito futuramente", disse. "Nós suspeitamos que é em função, na preocupação deles, por causa da construção dos trilhos do trem, de possíveis riscos de acidente. O que parou foi a prática de esporte radical no viaduto, a visitação ao redor e locais continuam acontecendo", afirmou. 

De acordo com o prefeito do município, Marcelo Portaluppi, a interdição foi uma surpresa. "O pessoal só esteve lá e fez uma barreira com materiais de escavada no acesso aos trilhos. A prefeitura não foi comunicada de nada, começaram a me ligar e a notícia começou a circular", contou. "Eu estou enviando um documento para tentar clarear um pouco o que está acontecendo. A gente está tentando conversar com a empresa para procurar uma forma de resolver tudo pacificamente", informou.

Segundo Portaluppi, o local é um dos principais meios de trajeto dos moradores da região. "É difícil controlar o trajeto. A região tem muitas pessoas e famílias que passam pelos trilhos de várias maneiras. Toda extensão da rodovia tem acesso", disse.

Conforme Fontana, o documento elaborado com o prefeito de Vespasiano Corrêa foi enviado para a empresa Rumo nesta quarta-feira. "Estamos procurando um acordo. Nós entramos em contato por telefone e nos foi pedido um ofício que elaboramos com o prefeito. Temos que respeitar a empresa, pois ela é responsável pelas obras dos trechos, mas não podemos evitar a visitação destes locais. Espera-se que até próxima semana tenhamos retorno disso", disse.

Em nota, a Rumo informou que a é proibida a circulação de pessoas e veículos não autorizados, bem como a prática de esportes radicais, no Viaduto 13. A companhia esclarece que já notificou as empresas que promovem tal prática esportiva, a fim de resguardar a segurança de todos. "O local é área operacional, destinado exclusivamente ao transporte de cargas e não deve ser utilizado sem autorização da Rumo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caso a área seja utilizada irregularmente, a Companhia tomará as medidas cabíveis", diz a nota.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895