Troca Solidária em Caxias do Sul recolhe mais de 500 toneladas de lixo seletivo
capa

Troca Solidária em Caxias do Sul recolhe mais de 500 toneladas de lixo seletivo

Programa segue no município até dia 26 de setembro

Por
Celso Sgorla

Projeto garante que pessoas possam trocar 4 kg de resíduo seletivo por 1 kg de alimento

publicidade

O programa Troca Solidária, iniciativa da prefeitura de Caxias do Sul, atendeu aproximadamente 17 mil famílias nas 35 edições realizadas desde o inicio de 2019. O projeto implantado em 20 de junho de 2009, garante que pessoas possam trocar 4 quilos de resíduo seletivo por 1 quilo de alimento. A ação, além de ajudar a cuidar da limpeza da cidade, oferece um complemento alimentar de qualidade.

Foram quase 131 toneladas de alimentos distribuídas ao longo das quintas-feiras, neste ano, volume que representa economia no orçamento de quem mais precisa. De janeiro até o fim de agosto, 522 toneladas de resíduos seletivos foram entregues em troca dos alimentos. Todo o material foi distribuído para as 13 associações de reciclagem conveniadas à prefeitura de Caxias do Sul.

Qualquer pessoa da comunidade pode participar. O volume de resíduos trazido é pesado e, em seguida, o morador recebe um vale com o peso que tem direito a levar em alimentos. Basta retirar a quantidade no caminhão dos hortifrutis, que acompanha a edição.

Os locais para realização do Troca Solidária são escolhidos de acordo com os critérios de vulnerabilidade social e de quantidade de lixo seletivo misturado ao orgânico na coleta da região. A tendência é que a comunidade passe a fazer uma separação mais adequada com a possibilidade de trocar os resíduos por frutas e legumes. Neste mês, o programa ocorre nos dias 05, 12, 19 e 26. Serão oferecidos os seguintes alimentos: maçã fuji, banana prata, repolho, cenoura, batata inglesa, cebola e laranja umbigo.