Turno único na Prefeitura de Santa Cruz do Sul começa nesta quarta-feira

Turno único na Prefeitura de Santa Cruz do Sul começa nesta quarta-feira

O objetivo é conter despesas para ajudar no fechamento das contas no fim do ano

Otto Tesche

publicidade

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, determinou o início do regime do turno único nas atividades da administração municipal a partir desta quarta-feira. Outra decisão foi a criação de uma comissão responsável por analisar medidas de contingenciamento de gastos. O objetivo é conter despesas para ajudar no fechamento das contas no fim do ano.

O decreto, assinado pelo prefeito, institui horário de expediente diferenciado nas repartições públicas municipais até o dia 31 de dezembro. O expediente contínuo de seis horas diárias será cumprido das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. A medida é uma alternativa para assegurar o equilíbrio entre receitas e despesas, sem prejuízos ao atendimento da população e ao funcionamento das repartições. O objetivo é a limitação de gastos com energia elétrica, telefone, materiais de expediente, vale-transporte, combustíveis e outros.

No primeiro trimestre do ano houve a instituição de Comissão de Contingenciamento pelo prefeito que trabalha no controle dos gastos públicos. O objetivo da administração municipal é alcançar o superavit orçamentário. Mas nem todos os setores adotarão o mesmo horário do turno único. Dado o caráter operacional dos trabalhos executados, as secretarias municipais de Agricultura (Seagri), de Obras e Infraestrutura (Seoi), de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), o Departamento Municipal de Redes Hídricas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), e o Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), adotarão o horário das 7h30min às 13h30min.

O turno único também não se aplica às atividades educacionais, como é o caso das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e de educação infantil (Emeis), Cemeja e projetos esportivos da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte. Também não se enquadram no horário contínuo diversos serviços de saúde, assim como os Centros de Convivência, Centros Ocupacionais, Abrigo Municipal Viver Melhor, Casa de Passagem, Albergue, Escritório da Mulher, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito, Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e setor responsável pela limpeza dos banheiros das praças Getúlio Vargas e Presidente Costa e Silva.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895