UBS da Penitenciária de Rio Grande adota medidas para enfrentar o coronavírus

UBS da Penitenciária de Rio Grande adota medidas para enfrentar o coronavírus

Cuidado se faz necessário devido a grande concentração de pessoas na instituição

Angélica Silveira

A UBS, instalada na PERG, é 100% municipalizada e desenvolve ações em atenção primária e especialidades.

publicidade

A Unidade Básica de Saúde (UBS), instalada na Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) desde 2013, tem adotado medidas de prevenção ao coronavírus. O cuidado se faz ainda mais necessário no local em função da grande concentração de pessoas na instituição, representadas, em sua maioria, pela população carcerária.

Entre as medidas estão a higienização do presídio, em dias alternados, realizada pela Secretaria do Município de Controle e Serviços Urbanos; isolamento, por 14 dias, dos detentos que chegam a PER; triagem diária de sintomáticos respiratórios de todas as pessoas que acessam a penitenciária, incluindo servidores da Susepe e equipe de saúde; atendimento prioritário às síndromes respiratórias; desinfecção e higienização diária da UBS prisional; treinamento e organização dos EPI´s, conforme normas técnicas, para equipe e servidores da Susepe; vacinação de H1N1 para profissionais de saúde, pessoas acima de 60 anos, servidores da Susepe e Brigada Militar; redimensionamento da equipe prisional, com foco na Pandemia; roda de conversa sobre coronavírus e uso adequado de EPI’s com servidores da Susepe; e reunião com os diretores da 5ª Delegacia Penitenciária sobre coronavírus.

A UBS instalada na PERG é 100% municipalizada e desenvolve ações em atenção primária e especialidades, na área de HIV, hepatites virais, tuberculose e saúde mental. Atualmente, a equipe que trabalha no local conta com dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um odontólogo, um auxiliar de saúde bucal, dois psicólogos, um assistente social e um educador social.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895