Unidade do Corpo de Bombeiros de Canguçu deve ser inaugurada em breve

Unidade do Corpo de Bombeiros de Canguçu deve ser inaugurada em breve

Atualmente, a cidade é atendida pela corporação de Pelotas

Angélica Silveira

publicidade

Uma demanda de mais de uma década da população de Canguçu está próxima de se tornar realidade. Estão sendo finalizados os trâmites para instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, que possui quase 50 mil habitantes, sendo que pouco mais 58% vivem na zona rural.

Atualmente, a cidade é atendida pela corporação de Pelotas, localizada há quase 60 quilômetros de distância. O comandante do Corpo de Bombeiros de Pelotas, Tenente Gilberto Alves, irá acumular o comando da nova unidade. Ele conta que quando chegou em Pelotas, há um ano e seis meses, havia uma licitação para a construção de uma sede própria em Canguçu.

A empresa vencedora abandonou a obra com apenas a fundação do novo prédio pronta, ou seja, sem concluir o que foi licitado no segundo semestre do ano passado. “A prefeitura cancelou a licitação e voltamos à estaca zero. Como tivemos um verão de forte estiagem, tivemos vários chamados para atender a incêndios na região. Devido a distância, o processo de chegar ao local era demorado e muitas vezes um fogo que era pequeno acabava tomando grandes proporções”, relata.

O fato gerou preocupação no Executivo do município que retomou a licitação para a construção de uma sede própria do Corpo de Bombeiros. Enquanto isso não ocorre, a prefeitura vai alugar um prédio para que seja sede provisória dos bombeiros em Canguçu. “A prefeitura nos disponibilizou três opções e escolhemos a que achamos mais adequada. Eles fizeram a locação, encaminhamos a relação de mobiliário necessário, que a prefeitura realizou outro processo licitatório”, completa.

O espaço alugado fica no bairro Zezeco Pereira, próximo a escola municipal de ensino fundamental Geraldo Antônio Telesca.  A manutenção e a colocação de divisórias internas também ficaram a cargo da prefeitura. “Eles nos sinalizaram que em 60 dias tudo deve estar pronto, ou seja, início de setembro”, projeta.

Além de Canguçu, a nova unidade deverá atender os municípios de Arroio do Padre e Morro Redondo. O Corpo de Bombeiros irá disponibilizar efetivo, viatura e equipamento operacional. Há um caminhão em Pelotas que será destinado à Canguçu. “Esta pauta tem mais de 10 anos. Em 2016, o Corpo de Bombeiros enviou um caminhão para ser usado em Canguçu, como não abriu a unidade, ele ficou em Pelotas. Com a iminência da abertura será destinado para lá”, garante. 

Seleção de pessoal 

A seleção de pessoal foi feita por meio da abertura de um banco de intenção de movimentação. “Os servidores que tinham a intenção de ir para Canguçu preencheram as 20 vagas disponíveis, ou seja, serão 20 bombeiros deslocados para lá, a maioria saindo de Pelotas e Rio Grande”, confirma.

O prefeito Vinícius Pegoraro diz preferir não definir prazos. “Assim que terminarmos a obra, o espaço será inaugurado. Falta ainda a parte elétrica e a pintura da fachada, o restante está pronto. Os móveis ainda não chegaram, mas estão dentro do prazo de entrega. Acho melhor não colocar uma data, para que tudo ocorra como o previsto”, pondera. Além do aluguel, a prefeitura também deve custear as contas de água, luz e telefone. Enquanto isto, será realizada a licitação para a construção da unidade em um prédio definitivo. “É uma conquista enorme. Uma demanda histórica do município, um sonho antigo da comunidade, uma luta de vários anos que se torna realidade”, comemora. A ideia de Pegoraro é retomar a obra da sede definitiva até o final deste ano.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895