Unidade do IGP em Santa Cruz do Sul começa a atender na próxima semana

Unidade do IGP em Santa Cruz do Sul começa a atender na próxima semana

Profissionais serão responsáveis também por ocorrências em outros 77 municípios da região

Otto Tesche

Município contará com equipe de 12 servidores

publicidade

A unidade regional do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Santa Cruz do Sul deve começar a atender na próxima semana após a instalação dos móveis e da rede de Internet. O secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer, ao lado da diretora-geral do IGP, Heloísa Kuser, e do prefeito Telmo Kirst assinou nesta semana os documentos que oficializam a implantação do posto avançado de criminalística no município. Com isso, chegará ao fim o problema da demora até a chegada em locais de crime e acidentes. Atualmente, é preciso esperar por equipe de Santa Maria.

A estrutura funcionará no último andar do Centro Integrado de Segurança e Cidadania, na avenida Euclydes Kliemann, no bairro Arroio Grande. O IGP regional terá todos os equipamentos necessários para o trabalho de perícia, desde câmeras até luminol – material que detecta resquícios de sangue –, além de duas viaturas próprias. Inicialmente serão 12 servidores, dos quais seis são peritos. A maioria deles é formada em engenharia. A equipe também será composta por fotógrafos, técnicos em perícia e motorista.

Além de Santa Cruz, 77 municípios serão atendidos pela unidade, entre eles Vera Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo, Candelária e Encruzilhada do Sul. Para o delegado regional Luciano Menezes, a chegada do IGP é um marco para a história da polícia do Vale do Rio Pardo. “Com os peritos aqui nós teremos como aperfeiçoar a produção de provas, com mais qualidade, alinhando com eles o que é necessário para cada caso. Ganha a polícia, por essa melhora técnica, e também ganha a comunidade, que vai ter respostas mais rápidas”, disse Menezes. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895