Unidades de Saúde de Caxias do Sul intensificam ações de prevenção contra o câncer de próstata

Unidades de Saúde de Caxias do Sul intensificam ações de prevenção contra o câncer de próstata

Câncer de próstata é considerado o principal tumor da terceira idade, sendo que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir os 65 anos

Celso Sgorla

Máscaras alusivas à campanha foram colocadas no Monumento ao Imigrante

publicidade

Internacionalmente, o Novembro Azul é mês de prevenção do câncer de próstata. Em Caxias do Sul, as ações de conscientização sobre a doença também são intensificadas nesse período. O tema é abordado com usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio de conversas, confecção de murais informativos, entre outras iniciativas. Os prédios da Secretaria da Saúde, Educação, Prefeitura e o Monumento Jesus Terceiro Milênio estão iluminados na cor azul. Além disso, o Monumento ao Imigrante veste máscaras alusivas à Campanha.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele), segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No município, dados da Vigilância Epidemiológica mostram 41 óbitos por este tipo de tumor em 2018. Em 2019, o número de vítimas caiu para 26.

Mais do que qualquer outro tipo de tumor, o de próstata é considerado um câncer principalmente da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O excesso de gordura corporal e o histórico familiar  também são reconhecidos como prováveis fatores de risco.

Em Caxias do Sul, o Programa Municipal de Vigilância, Verificação Precoce e Controle do Câncer de Próstata (VivePróstata) estimula o rastreamento do tumor em grupos populacionais de risco. O programa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce em centros especializados em oncologia da cidade.

O rastreamento do câncer de próstata é realizado em todas as UBSs. É indicado para todos os homens com idade entre 50 e 70 anos. Aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar os exames preventivos aos 40 anos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895