Unipampa São Borja inicia hoje a Semana da Consciência Negra

Unipampa São Borja inicia hoje a Semana da Consciência Negra

Palestras e mesas de conversa fazem parte do evento

Fred Marcovici

A 2ª Semana da Consciência Negra da UUnipampa, no campus São Borja, será transmitida pelo Facebook

publicidade

A programação da 2ª Semana da Consciência Negra da Unipampa, no campus de São Borja, inicia nesta segunda-feira, com uma mesa sobre "O canto do negro enquanto resistência cultural". Ao todo, serão cinco dias de programação. A promoção do evento é do PET História da África e Museu Treze de Maio, com apoio da Unipampa e do projeto de Extensão Encontrão Cultural Digital do curso de Relações Públicas.

A programação iniciará às 19h e será transmitida pelo Facebook do Pet História da África. Não será necessária inscrição prévia. No dia 18 de novembro, o tema será "Um ou dois por sala: O negro no ensino superior”. No dia 19 de novembro, a palestra será sobre “Antropologia das diferenças no Brasil: A origem da Consciência Negra”.

Na sexta-feira, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, instituído oficialmente pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, e escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Neste dia haverá duas atrações.

A primeira será às 18h com um papo de comunicação com Carla Ernesto, publicitária mestranda de Comunicação UFSM. A partir das 19h o tema será "Vidas Negras Importam no Brasil".

Para fechar a programação, no dia 25 de novembro, Fernanda dos Santos Rodrigues Silva, advogada e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM, ministrará a palestra com o título “Diálogos sobre raça, direito e tecnologia”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895