Uruguaiana comemora 180 anos de fundação

Uruguaiana comemora 180 anos de fundação

Origem da cidade decorre da época da Revolução Farroupilha

Fred Marcovici

publicidade

Uruguaiana comemora nesta sexta 180 anos de fundação. A origem da cidade decorre da época da Revolução Farroupilha (1835 – 1845). Conscientes da posição estratégica desta área, os farrapos, em agosto de 1838, assentam uma base (coletoria e porto) no povoado de Santana do Uruguai. Domingos José de Almeida, Ministro da Fazenda do Governo Farrapo foi quem indicou a margem do rio Uruguai como o lugar mais adequado e determinou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Alegrete, Joaquim dos Santos Prado Lima, que procedesse a escolha da área. O local escolhido em definitivo para a nova instalação do porto, da coletoria e da população que se achava dispersa pela região, se situava na estância de Joaquim Manoel do Couto, no local denominado Capão do Tigre, à margem do rio Uruguai, divisa com a localidade de Restauración (hoje Paso de Los Libres-RA).

Em 24 de fevereiro de 1843, era criada uma Capela Curada denominada "Capela do Uruguai", conforme uma resolução que foi sancionada pela Assembleia Constituinte e Legislativa de Alegrete. Por essa iniciativa e empenho, Domingos José de Almeida é considerado o fundador oficial de Uruguaiana. No dia 29 de maio de 1846 a Capela do Uruguai era elevada à categoria de Vila e desmembrada de Alegrete.

A nova freguesia, de início, teve a denominação de Santana do Uruguai e logo depois, Domingos José de Almeida, reunindo os nomes Uruguai (rio) e Ana (Nossa Senhora de Santana - padroeira da Vila) altera o nome para Uruguaiana. A própria invocação de Uruguaiana teve influência dos padres jesuítas. Além de Domingos de Almeida, também merecem destaque Bento Gonçalves da Silva, Davi Canabarro e Joaquim dos Santos Prado Lima, por todos os esforços que dispenderam para a criação do povoado.

Uruguaiana foi a única cidade fundada pelos farrapos e uma das poucas cidades planejadas do Brasil no século XIX.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895