Uruguaiana e Livramento redobram cuidados com a Covid-19 nos cemitérios no Dia dos Finados

Uruguaiana e Livramento redobram cuidados com a Covid-19 nos cemitérios no Dia dos Finados

Em Santana do Livramento, medidas anunciadas destacam a necessidade de manter a distância social e o uso da máscara

Fred Marcovici

Em Uruguaiana, a Secretaria de Saúde vai estar na entrada do Cemitério Senhora Sant’Ana

publicidade

Uruguaiana e Santana do Livramento redobraram os cuidados nos cemitérios para a prevenção do coronavírus no Dia dos Finados.

Em Uruguaiana, no feriadão de Finados, a Secretaria de Saúde vai estar na entrada do Cemitério Senhora Sant’Ana para realizar os protocolos de prevenção à pandemia na segunda-feira. Na tenda montada será disponibilizado álcool em gel, feita a aferição da temperatura, orientação do uso de máscara facial e entrega gratuita às pessoas que não portarem a sua.

O local vai estar aberto para visitação das 8h até 18h. As equipes da prefeitura há três semanas desenvolvem a limpeza do local. De acordo com a Secretaria de Obras, os trabalhos vão ser finalizados neste sábado.

Em Santana do Livramento, Fronteira Oeste do RS, também foram anunciadas medidas preventivas voltadas ao controle da pandemia. O protocolo destacada a necessidade de manter a distância social mínima de 1,5m, a obrigatoriedade da utilização de máscara facial para visitantes, ambulantes e funcionários. Pessoas com sintomas gripais devem evitar de ir ao cemitério ou celebrações religiosas.

Medidas incluem também incentivar pessoas do grupo de risco a partir dos 60 anos a evitarem a ida ao cemitério (incluindo gestantes e pós-parto) e que o cidadão leve garrafa com água e sabão ou álcool e gel para limpar as mãos ao saírem dos ônibus e no cemitério e este deve permanecer no local por curto espaço de tempo.

Os ambulantes devem ser previamente credenciados, as igrejas não devem realizar celebrações ou encontros nas capelas do cemitério, aumentar a quantidade de celebrações e cultos nas próprias paróquias. Nos cemitérios e criptas, deve ser disponibilizado local para higienização das mãos e é necessário incentivar ainda a abertura anterior e posterior a data para evitar aglomeração, suspender o consumo de bebidas e comida mantendo o uso da máscara e manter os ambientes ventilados evitando toque em maçanetas e fechaduras.

Também estão listadas - orientação de equipes de higienização a cada três horas, não utilizar objetos compartilhados que não sejam anteriormente sanitizados, remover o lixo acumulado diariamente, circular informações de prevenção à Covid-19, os uniformes devem ser separados em sacos plásticos para transporte e lavagem diária e por último recomendou-se o extremo cuidado com a utilização de álcool devido a presença de velas em sepulturas, covas e afins.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895