Uruguaiana encerra atividades do Centro de Triagem de Covid-19

Uruguaiana encerra atividades do Centro de Triagem de Covid-19

A partir de segunda-feira, local passará a ser posto de vacinação contra a Influenza

Fred Marcovici

A baixa procura por consultas médicas e testes, além da diminuição dos casos ativos, hospitalizações e óbitos por Covid, motivaram a desativação do serviço

publicidade

Nesta sexta-feira, devido à baixa procura e queda no número de casos de Covid-19, foram oficialmente encerradas as atividades do Centro de Triagem (CT) de Uruguaiana, que vinha sendo desenvolvida junto à antiga Fafiur e estava em funcionamento desde 23 de março de 2020. A partir de agora, pacientes com suspeita de Covid-19 ou que apresentarem sintomas gripais devem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs), no Pronto Socorro Municipal ou na Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns (UPA). O município registra apenas duas pessoas internadas na Santa Casa em decorrência da Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, Diego Cantori Hernandez, a baixa procura por consultas médicas e testes, além da diminuição dos casos ativos (55 nesta sexta), hospitalizações e óbitos em decorrência da doença, motivaram a desativação do serviço. “Vale lembrar que a população não ficará desassistida em nenhum momento”, disse. Conforme Cantori, pessoas sintomáticas terão atendimento especializado nos postos de saúde da cidade e do interior. “Continuaremos, também, fazendo o acompanhamento dos positivados até como forma de monitorar a evolução da doença”, garantiu. A decisão de fechar o CT também levou em consideração o avanço da vacinação no município, assim como o fato de a região ter entrado novamente para o risco moderado de contágio.

O prefeito Ronnie Mello fez questão de enfatizar que o município vive um novo momento, que gera mais segurança à comunidade possibilitando o relaxamento de algumas medidas preventivas, como por exemplo, o uso de máscara facial em locais abertos ou fechados, com algumas exceções. “Mas cabe salientar que isso não quer dizer que a pandemia acabou”, alertou. “Foram mais de 60 mil procedimentos ofertados à população, entre atendimentos médicos e de enfermagem, testagens, distribuição de medicamentos e encaminhamentos para internações hospitalares. Os Centros de Triagem cumpriram o seu papel, auxiliando substancialmente na identificação precoce de casos positivos e no tratamento. Foi uma atividade muito bem executada e avaliada pela equipe médica e de gestão da pandemia”, concluiu Mello.

O CT atendeu 60.847 pacientes. Atuaram no serviço 144 profissionais das mais variadas áreas. Estiveram na linha de frente 41 médicos, 36 enfermeiras, 68 técnicos em enfermagem, oito higienistas, 11 farmacêuticas e 16 auxiliares de farmácia. No local, a partir de segunda-feira, passa a funcionar um posto de vacinação contra a Influenza.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895