Uruguaiana inicia ações da Campanha Outubro Rosa 2021

Uruguaiana inicia ações da Campanha Outubro Rosa 2021

Agenda de atividades vai até 23 de outubro

Fred Marcovici

Agenda de atividades vai até 23 de outubro

publicidade

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana (SMS) iniciou, no último final de semana, as atividades da campanha Outubro Rosa no município. A abertura aconteceu na Praça Barão do Rio Branco. O trabalho foi feito pelo setor da Saúde da Mulher e equipe da Unidade Móvel de Saúde da SMS. A ação se baseou em ações educativas, realização de testes rápidos, coletas de exame citopatológico do colo de útero, consultas de enfermagem, encaminhamentos necessários para outros atendimentos e orientações em geral.

Nesta terça-feira, na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) serão realizados exame preventivo, consultas de enfermagem, testes rápidos, testes de gravidez e atividade sobre planejamento reprodutivo, pela equipe Itinerante e Saúde da Mulher.

No dia 14 de outubro haverá palestras na modalidade on-line sobre Saúde da Mulher e outras questões relacionadas ao Outubro Rosa. Evento será dedicado aos professores multiplicadores de saúde. Já no sábado, 16 de outubro, o Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS) vai realizar a Caminhada de Conscientização e Formas de Prevenção ao Câncer de Mama. A iniciativa, que terá apoio do setor da Saúde da Mulher, ocorre às 8h. Durante o encontro, alunas do projeto distribuirão panfletos ao público e manterão diálogo com os populares. Serão oferecidas orientações sobre o tema.

A caminhada vai ser iniciada na Praça Barão do Rio Branco. A equipe do DANTS fará uma foto com os participantes em frente à Ponte Internacional. Nesta etapa do percurso, os integrantes farão um registro com o laço rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa. Na sequência, retornarão à Praça do Barão.

No sábado, 23, das 8h às 12h, todos os postos de saúde estarão abertos para coletas de exames citopatológicos. A campanha Outubro Rosa ocorre anualmente e busca alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895