Uruguaiana passará a contar com leitos específicos à saúde mental

Uruguaiana passará a contar com leitos específicos à saúde mental

Obra na Santa Casa de Caridade deverá ser concluída até 30 de junho

Fred Marcovici

Setor de Saúde Mental da Santa Casa de Caridade deverá ficar pronto até o dia 30 de junho

publicidade

O volume de atendimentos a pacientes com problemas psicológicos e psiquiátricos em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, levou a Santa Casa de Caridade (HSCC), a dar início nesta terça-feira a construção do setor de Saúde Mental da instituição hospitalar. Nos últimos quatro anos pelo menos 20% da população sofreram, de alguma forma, um problema de sofrimento psíquico – expressivo e de desdobramentos diversos e complexos.

A obra orçada em R$ 170 mil, contará com 340 metros quadrados de área construída. Os recursos foram integralmente arrecadados por meio de ações comunitárias como o Baile da Lã do Rotary Club Uruguaiana Centro, 3º Porco no Rolete, do Rotary Sudeste, comercialização do livro editado pelo empresário rural Eduardo Macedo Linhares, além do Troco Solidário da rede Baklize.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde, cardiologista José Luiz Saldanha, o serviço terá 18 leitos - sendo seis masculinos (SUS), seis femininos (SUS), quatro particulares e dois exclusivos às internações de pacientes em surto e atendimentos emergenciais. A duração das internações varia conforme o caso – “tratar de um processo de depressão leva no mínimo quatro semanas, o mesmo para um período de desintoxicação”, diz.

A conclusão das instalações, que ocuparão o antigo bar e restaurante da Santa Casa, deverá acontecer até 30 de junho próximo por se tratar de uma obra em ambiente protegido. O conjunto de setores ligados à área da saúde mental no município conta com 42 mil inscritos, que de uma forma ou de outra, nos últimos quatro anos, buscaram alguma assistência especializada junto aos órgãos, um número de magnitude que motivou a iniciativa, conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895