Uruguaiana reúne autoridades e comunidade para debater enfrentamento da estiagem

Uruguaiana reúne autoridades e comunidade para debater enfrentamento da estiagem

IRGA estima que cerca de 25% das lavouras de arroz foram afetadas pela seca provocada pela estiagem

Fred Marcovici

Evento ocorreu na última semana na Câmara Municipal

publicidade

Uma audiência pública foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana, na última semana, para tratar sobre a crise hídrica no município, com a presença de diversas autoridades civis, militares e técnicas, também comunidade interessada, que somaram quase trinta instituições representadas. 

Os Bombeiros frisaram o esforço da corporação para atender as chamadas que batem recordes numéricos e apoio das autoridades para reforçar o efetivo através de força tarefa. “Em 26 anos de carreira nunca vivi nada parecido. Pedimos compreensão da população porque não estamos tendo capacidade para conter tantos focos de incêndios e priorizamos as ocorrências que geram mais perigo a vida”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros 1º Tenente, Ivaldo Jorge Trindade Martins. 

Sobre o abastecimento urbano de água, a BRK afirma ter registrado a menor taxa de captação de água desde 1996, nesta semana, quando começou um procedimento interno da empresa de gestão de crise; entretanto garante o abastecimento sem necessitar de rodízio ou racionamento, se as condições se mantiverem como estão e com as previsões que existem. 

O IRGA estima que cerca de 25% das lavouras de arroz foram afetadas pela seca provocada pela estiagem e pelas condições das barragens. 

A Secretaria de Meio Ambiente, provocada por pescadores preocupados com a suspensão da pesca que participavam da audiência, salientou que não há informações sobre essa possibilidade. Na pauta também estavam questões como o desperdício de água; a execução de plano de educação ambiental; incentivo para implantação de cisternas e plano de ações que diminuam os impactos de futuras estiagens. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895