Uruguaiana registra os dois primeiros casos de dengue em 2024

Uruguaiana registra os dois primeiros casos de dengue em 2024

Excesso de chuva é um dos motivos da formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti

Fred Marcovici

Agentes de Combate a Endemias de Uruguaiana reunidos para um dia de vistorias

publicidade

A cidade de Uruguaiana confirmou os dois primeiros casos de dengue do ano de 2024.

Trata-se de duas pessoas do sexo feminino, naturais do município, que estiveram em viagem a São Paulo.

De acordo com o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, tanto mãe e filha apresentaram os sintomas no início do mês de janeiro, foram atendidas na rede de saúde local e submetidas a exames.

Os resultados positivos foram agora confirmados.

A menina tem 13 anos e a mãe 41. Ambas residem no centro da cidade, não correm risco morte e não chegaram a ser hospitalizadas.

A Secretaria de Saúde aguarda os resultados de outros dois exames.

A dengue é uma doença infecciosa que provoca sintomas comuns a outras viroses, exigindo atenção aos possíveis casos suspeitos para manejo clínico adequado e oportuno.

Além das medidas de controle ambiental e de vigilância epidemiológica, buscando evitar óbitos, os profissionais médicos devem estar atentos à incidência dos casos de dengue em sua região.

Devendo implementar a conduta clínica de acordo com os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde em todos os níveis de atenção, seja nos serviços públicos ou nos privados.

A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde, sendo normalmente o local de procura de usuários com sintomas mais brandos da doença.

As demais portas de entrada dos serviços de saúde, como emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são para atendimento de casos mais graves, com provável necessidade de internação.

Em 2023, Uruguaiana anotou 23 casos confirmados de dengue e nenhuma morte.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895