Uruguaiana terá projeto voltado pessoas com transtorno do espectro autista

Uruguaiana terá projeto voltado pessoas com transtorno do espectro autista

Trabalho faz parte da Escola de Inclusão criada no final de 2020

Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) de Uruguaiana promoverá a partir desta semana, o projeto “Autismo em Movimento”, com o objetivo de atender crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. O trabalho faz parte da Escola de Inclusão criada pela Prefeitura de Uruguaiana no final de 2020 e que devido à pandemia não pôde desenvolver suas atividades.

Segundo o secretário Anderson Menezes, o projeto será desenvolvido pelo professor de educação física Antônio Carlos Gomes Filho, diretor de esportes da pasta, pós-graduado em Educação Física Escolar, com mais de oito anos de experiência no trabalho com crianças do espectro autista e vários cursos na área. “Elaboramos um trabalho que vai além da inclusão. Trata-se da prática de esporte para a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso”, disse o secretário.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai oferecer aulas de 40 minutos uma vez por semana, realizando atividades de desenvolvimento psicomotor. O projeto será realizado no Stúdio de Desenvolvimento Psicomotor criado pela SMEL anexo ao conjunto de arquibancadas do Estádio do Ferro Carril. As turmas serão formadas conforme a demanda, e as atividades seguirão todos os critérios sanitários.

De acordo com o prefeito Ronnie Mello, a Unipampa será parceira do município em mais essa jornada. “A Universidade Federal do Pampa será nossa parceira disponibilizando apoio profissional especializado com os acadêmicos e professores de Fisioterapia, Farmácia e Medicina. O projeto vem ao encontro dos objetivos da gestão municipal no que se refere à inclusão”, explicou Mello. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h na SMEL. Serão atendidas crianças e adolescentes de 3 a 18 anos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895