Uruguaianenses buscam pela Costaneira de Paso de los Libres e a BRK amplia em 17% o fornecimento d’água na cidade

Uruguaianenses buscam pela Costaneira de Paso de los Libres e a BRK amplia em 17% o fornecimento d’água na cidade

O volume de água distribuído pode variar dia a dia de acordo com as temperaturas anotadas

Fred Marcovici

Costaneira de Paso de los Libres um refúgio do calor do outro lado da Ponte

publicidade

Os uruguaianenses, no feriadão de Natal, enquanto a praia da Santinha não volta a estar disponível ao banho, devido à cheia dos últimos 90 dias, têm buscado refúgio das altas temperaturas e abafamento, atravessando a Ponte Internacional e procurando a Costaneira de Paso de los Libres, cidade argentina vizinha.

O complexo conta com boa infraestrutura, espaço amplo arborizado, perspectiva de pesca recreativa, monumentos e ainda churrasqueiras, mesas e bancos que abrigam famílias inteiras, além de uma vista privilegiada do rio Uruguai.

Ainda para enfrentar o verão instalado, a BRK responsável pelo abastecimento de água na cidade, divulga que em Uruguaiana foi registrado um aumento de ao menos 17% no volume de água consumida em metros cúbico no último período.

A concessionária produziu nos dias da última semana, em média, 35,5 mil metros cúbicos para atender à demanda da população e ampliou para 41,5 mil metros cúbicos, conforme a necessidade.

Números que podem variar a cada dia de acordo com as condições climáticas.

Os técnicos salientam que a onda de calor que a região enfrenta requer atenção de todos para evitar desperdícios e praticar o consumo consciente de água nas 45,7 mil economias cadastradas no município.

A distribuidora destaca ainda que monitora o nível do manancial de abastecimento (rio Uruguai) e que trabalha de forma contínua e preventiva para manter com regularidade a distribuição de água na cidade.

O processo de tratamento de água adotado no município se mantém o mesmo durante períodos de estiagem ou de cheia no manancial de abastecimento. A água captada no rio Uruguai é direcionada para a ETA (Estação de Tratamento de Água) por onde passa pelos processos de coagulação, floculação, filtração, fluoretação e cloração, até ser encaminhada aos reservatórios para ser distribuída à população de Uruguaiana.

Todo o sistema é controlado e monitorado, garantindo a qualidade da água fornecida na cidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895