Usuários do transporte público de Novo Hamburgo reclamam descumprimento de horários e ônibus lotados

Usuários do transporte público de Novo Hamburgo reclamam descumprimento de horários e ônibus lotados

Há relatos de ônibus sujos, sem campainha, bancos rasgados, ausência de ar condicionado e alguns carros com número de passageiros muito acima do normal

Fernanda Bassôa

Prefeita Fátima determinou ampliação de força-tarefa para atender os usuários do sistema

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A primeira semana do novo serviço de transporte público em Novo Hamburgo foi marcada por terminais cheios, ônibus em atraso e muita reclamação entre os usuários. Entre as principais reclamações, relatos de descumprimento da tabela de horários, ônibus sujos, sem campainha, bancos rasgados, ausência de ar condicionado e alguns carros com passageiros muito acima do normal.

“Foi um transtorno, um verdadeiro caos. Ao meio-dia de segunda-feira, o paradão, no Centro, estava lotado de gente aguardando ônibus e todos reclamavam sobre a demora. Tinha pessoas que estavam há duas horas esperando ônibus. Isso não é normal. Eu peguei a linha Redentora e não tinha nem campainha para sinalizar o desembarque. Além disso, o ônibus estava sujo e os bancos do fundo estavam rasgados. Onde estão os carros novos que foram anunciados pela Prefeitura? A reclamação é geral. Essa empresa deveria ter se organizado melhor para atender a população”, disse Maria Conceição dos Santos Reis que usa diariamente o transporte público. Segundo ela, tem dias que pega ao menos quatro ônibus.

Sônia Martins Castilhos foi de carona para o trabalho porque a linha que ela costuma pegar não passou no horário das 6h30. “Assim como eu, vários outros colegas também pegaram carona com familiares ou vieram de aplicativo. Que falta de respeito com o trabalhador que acorda cedo e se organiza para estar no horário certo na parada. Esse novo sistema implantado é uma bagunça. Isso precisa ser reavaliado. Além disso, o valor da tarifa subiu. Não vejo nada de bom nesta alteração.”

Marco Antônio dos Santos Silveira fez a mesma reclamação sobre o aumento da tarifa e a qualidade do serviço prestado. “Passagem mais cara e ônibus lotado. Muita gente e nenhum tipo de conforto. Não vejo melhorias.” De acordo com a Prefeitura, nenhuma linha foi extinta ou retirada da grade. Algumas linhas receberam pequenas mudanças no itinerário e mais horários. Também foram acrescentadas duas linhas na grade atual, a Quilombo, em Lomba Grande, que volta a ser atendida, e uma linha transversal denominada T06-A – Marisol – Rodoviária, solicitada em audiência pública.

Diante das reclamações, a prefeita Fátima Daudt, reuniu representantes da Visac-RS, empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade, da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), responsável pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Procuradora-Geral do Município e exigiu o cumprimento da grade de horários.

"O que se verificou na segunda-feira com atrasos e até ausências de linhas não pode ocorrer em hipótese alguma. Todos devem ampliar ainda mais a força-tarefa envolvida para atender os usuários", determinou ela. Além disso, também foi designado que a totalidade de veículos prevista em contrato deve ser utilizada para garantir o serviço; a Comur deve garantir presença física de técnicos e tecnologia durante os próximos dias; e as suspeições de sabotagens e outros, devem ser encaminhadas aos órgãos competentes.

O Centro de Operações e Atendimento ao Transporte Público (COATP) entrou em funcionamento junto com o novo sistema e atua também para esclarecer dúvidas da comunidade. Informações sobre o transporte público também podem ser obtidas pelo WhatsApp: (51) 9828-2070, (51) 9818-8263 ou com as equipes através dos números (51) 99468-9756 e (51) 99469-1426. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O novo sistema de transporte coletivo do Município, chamado MixMob Sistema Integrado de Mobilidade, inclui bilhetagem eletrônica e operação do novo cartão MixMob. Além de cartão, os usuários poderão pagar a passagem em dinheiro. O valor é R$ 5,20. O serviço conta com 76 veículos, entre vans, microônibus, ônibus e ônibus articulado. A frota tem ar-condicionado nas principais rotas, leitor facial, acessibilidade, películas de proteção solar, câmeras de segurança, sistema de avaliação e botão de pânico.

A Viação Santa Clara (Visac-RS) trabalha para minimizar os efeitos da transição do transporte público em Novo Hamburgo. Os atrasos registrados serão avaliados no final do dia com a análise do sistema de gerenciamento. Sobre a reclamação de sujeira, a empresa informa que os ônibus são lavados diariamente no turno da noite. O Estado enfrenta período chuvoso e com o entra e sai de passageiros é normal que o piso fique molhado entre uma viagem e outra. Mas no final do turno todos os veículos são lavados novamente. Sobre a reclamação de bancos rasgados, importante salientar que poucos veículos da frota usam bancos estofados e a revisão diária não contatou nenhum que tenha saído da garagem nesta situação. Se confirmado no retorno ao pátio, será denunciado possível ato de vandalismo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895