UTIs para casos de Covid estão com alta ocupação em Pelotas e Rio Grande

UTIs para casos de Covid estão com alta ocupação em Pelotas e Rio Grande

Taxas de ocupação chegaram a 100% e 90%, respectivamente

Angélica Silveira

Taxa de ocupação de UTIs em Pelotas chegou a 100% para adultos

publicidade

Os leitos de UTI de Pelotas e Rio Grande, cidades referência para os 22 municípios do Sul do Estado no tratamento do novo coronavírus, registram alta ocupação. Na noite de quarta-feira, a taxa em Pelotas chegou a 100% para adultos. Já na quinta-feira, após os dois óbitos que ocorreram pela manhã, dos 35 leitos de UTI Covid (cinco infantis), 28 seguiam ocupados. Vinte dessas unidades ficam no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, referência para a doença na cidade.

Em uma transmissão nas redes sociais na quinta-feira, a prefeita Paula Mascarenhas disse que havia duas pessoas que seriam internadas nos dois leitos desocupados. Ela confirmou que no sábado serão abertos dez novos leitos adultos de UTI Covid-19 no Hospital Beneficência Portuguesa. O hospital já conta com cinco leitos de UTI Covid voltados a paciente SUS e outros cinco para conveniados, todos ocupados. Com a nova contratação, a prefeitura irá repassar à Beneficência R$ 200 mil mensais. Foram contratados 46 novos profissionais para atender a demanda.

Paula disse acreditar que os dez novos leitos devem ser ocupados em breve, por isso, reforçou o pedido para que as pessoas só saiam de casa quando necessário. Do total de 73 internados, entre UTI e enfermaria, envolvendo casos confirmados, suspeitos ou negativos, 63 são da cidade e dez são da região.

Os outros 20 leitos de UTI adultos estão alugados, previstos para serem instalados no Hospital Escola da UFPel, aguardando a conclusão de obras e contratação de equipe. A prefeita disse que o município trabalha para contratar os profissionais. A cidade contabiliza 1.597 infectados, com 44 óbitos.

Em Rio Grande, dos dez leitos de UTI Covid adulto na Santa Casa, nove estavam ocupados na quinta-feira. Na Enfermaria Covid-19, dos 43 leitos, 19 estavam ocupados. Um paciente com coronavírus ocupa um leito na UTI geral.

Já no Hospital Universitário da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no Pronto Atendimento Covid-19, dos oito leitos, três estão ocupados com casos suspeitos. O Secretário de Saúde, Maicon Lemos, confirmou que, no caso ocupação total em UTI, será acionada a Central de Regulação do Estado. Rio Grande chega a 1.868 casos confirmados, com 90 óbitos.

Notificação

A Enfermaria Covid da Santa Casa de Rio Grande passou por nova auditoria e foi notificada na quinta-feira pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde para não receber novas internações até que sejam providenciadas adequações para atendimento.

Em nota, o hospital informou que tem 15 dias para apresentar defesa ou impugnação do auto. Salienta que foram tomadas todas as providências da primeira vistoria e que segue à disposição para atender as demais solicitações. Após a auditoria no fim de julho, também solicitada pelo Ministério Público, o setor recebeu ajustes e foi liberado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895