Véspera de Finados é marcada por homenagens em cemitérios de Porto Alegre

Véspera de Finados é marcada por homenagens em cemitérios de Porto Alegre

Procura destes espaços aumentou nos últimos dias, dizem administrações

Felipe Faleiro

Flores foram depositadas em jazigos no Memorial Ecumênico Martim Lutero nesta quarta

publicidade

O movimento nos cemitérios hoje pela manhã em Porto Alegre, véspera do feriado de Finados, foi ainda tímido, embora o clima nublado tenha colaborado mais do que nos dias anteriores, quando houve chuva. A procura pelas homenagens aos entes queridos e pessoas próximas já falecidas movimentou alguns destes locais, que já vêm percebido o fluxo maior de pessoas há algumas semanas.

Enquanto isso, cemitérios investiram em inovações e melhorias de seus espaços de convivência. No Memorial Ecumênico Martim Lutero, onde estão sepultadas personalidades como o ex-presidente Ernesto Geisel, algumas pessoas aproveitavam para a limpeza dos túmulos e jazigos. O professor Cezar Miguel Monteiro da Silva e o arquiteto Mateus Nunes Machado estavam prestando homenagem ao líder de sua comunidade, o jornalista, professor e pedagogo Julio Ugarte y Ugarte, que inclusive teve artigos publicados pelo Correio do Povo a partir de 1941, segundo ambos.

“Todos os anos viemos aqui para realizar a limpeza e homenagear uma pessoa que foi muito importante para nós”, afirmou Cezar. Ugarte faleceu em 1949, em Palmeira das Missões. Em torno de dez pessoas participam desta homenagem, com a melhoria da infraestrutura do local e pela deposição de flores. Conforme a administração do cemitério, haverá ali celebrações e, a partir das 15 horas, uma caminhada com uma historiadora, percorrendo jazigos históricos.

Já no São Miguel e Almas, localizado ao lado, a movimentação de visitantes e veículos era mais intensa em meio ao complexo. O destaque deste ano, segundo a administração do complexo, é um novo caminho construído recentemente em meio a um bosque que reflete a respeito da Via Sacra. Amanhã, dia de Finados, visitações orientadas ocorrem em dois momentos, às 10h30min e às 14h30min. Também na quinta, dois dos três cemitérios públicos de Porto Alegre, nos bairros Tristeza e Belém Velho, funcionam das 8h às 17h. O do bairro São João abre das 8h às 18h, e todos sem fechar ao meio-dia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895