Vídeo: equipe tenta capturar pata que fugiu de casa e está vivendo na Ponte de Pedra

Vídeo: equipe tenta capturar pata que fugiu de casa e está vivendo na Ponte de Pedra

Pata fugiu da casa de morador e está desde ontem no lago localizado no Largo dos Açorianos, no Centro Histórico

Correio do Povo

publicidade

Uma pata que fugiu de casa vem dando trabalho para seu tutor e até mesmo para a prefeitura. De acordo com o relato de moradores do entorno, o animal é de um morador do bairro Cidade Baixa, fugiu na terça-feira e se instalou no lago artificial sob a Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos.

Na tarde desta quarta-feira, uma equipe de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smamus) foi acionada pelo tutor do animal, para tentar fazer o resgate. O homem, que possui mais patos, levou outro animal ao local, que seria a mãe da pata fujona, para auxiliar no resgate. Mas a operação não teve sucesso. 

De acordo com Viviane Marmitt, moradora do bairro, o pato virou atração no local. "O senhor ligou para avisar que a pata tinha fugido e eles já estão tentando pegar ela há alguns dias, mas ela não está deixando. Vão deixar comida em um canto para tentar encurralar a pata", afirma.

Por volta das 15h30 desta quarta-feira, a equipe da prefeitura deixou o local. O dono do animal e um funcionário da manutenção do Largo permaneciam na missão de resgate da pata. O animal sem nome é jovem, tem pouco mais de um ano de vida.

Como a pata foi parar no Largo dos Açorianos

O responsável pelo animal é o técnico de informática Jeferson Souto. Ele conta que mora em uma chácara em Viamão, onde tem alguns animais, entre eles, patos. “Gostamos de ter uns bichos para movimentar a chácara e para ter ovos”, conta. A recente aparição de gambás na pequena propriedade trouxe preocupação.

“Os gambás começaram a atacar os filhotes. Aí eu trouxe eles para a casa dos meus pais para passarem uma pequena temporada e voltar. Meus pais moram na José do Patrocínio e o terreno é grande. São uns oito. Uma delas deve ter se assustado, talvez com um gato, escapou de casa e saiu na Luiz Afonso”, conta.

Souto foi alertado por vizinhos da fuga da pata na terça-feira (29). Moradores avistaram o animal na rua Luiz Afonso. Na tentativa de pegá-lo, assustaram o animal, que seguiu em direção à João Alfredo e atravessou a avenida Loureiro da Silva em um voo rasante.

De madrugada, ele foi até o local para ter certeza de que era o animal. “Cheguei no Largo e vi que era minha patinha mesmo.” 

Na tentativa de captura da tarde desta quarta, Souto conta que quase conseguiu pegar a patinha, quando ela se aproximou da mãe. Mas um cachorro se aproximou e a assustou. Nesta quinta-feira, a missão continua, com ajuda de um funcionários da manutenção do Largo, que se comprometeu com a causa.

Jeferson conta que os gambás já se afastaram da propriedade e que, na próxima semana, os filhotes de pato retornam a Viamão. Para isso, Souto acredita que a pata finalmente será resgatada nesta quinta. “Se não, daqui a pouco alguém vai acabar pegando para comer, para vender. Um pato ali não dura muito.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895