Vídeo: tromba d’água se forma em Palmares do Sul

Vídeo: tromba d’água se forma em Palmares do Sul

Fenômeno se formou no Norte da Lagoa dos Patos e não produziu danos


Correio do Povo

Fenômeno se formou no Norte da Lagoa dos Patos e não produziu danos

publicidade

Uma tromba d’água (tornado sobre água) se formou em Palmares do Sul na tarde desta quinta-feira, segundo informações da Metsul. O fenômeno se formou no Norte da Lagoa dos Patos sob nuvens carregadas na região, mas não produziu danos.

Além do tornado sobre água na Lagoa dos Patos, a formação de áreas de instabilidade no Leste gaúcho trouxe chuva em Porto Alegre e temporal isolado de verão com granizo em Santo Antônio da Patrulha.

MetSul explica

Conforme a MetSul, a tromba ocorreu em uma tarde muito quente no Rio Grande do Sul com umidade suficiente para a formação de nuvens carregadas. A temperatura chegou a 39,5ºC no Oeste gaúcho e a 34,2ºC na região metropolitana de Porto Alegre.

Com o calor e a umidade presente na atmosfera, nuvens carregadas se formaram com chuva e temporais isolados durante a tarde na Metade Norte gaúcha e no Leste do Rio Grande do Sul. Foram justamente estas nuvens de maior desenvolvimento vertical que se formaram muito rapidamente sobre a Lagoa dos Patos que deram origem à tromba d´água.

Normalmente, as trombas d´água se formam na Lagoa dos Patos principalmente em meses de verão, especialmente em dias quentes e úmidos como hoje. Não era o caso desta quinta, mas a probabilidade de trombas cresce na região sobretudo quando há a influência de uma área de baixa pressão no Leste gaúcho ou sob a presença de uma “baixa fria” em altitude.

Assista aos vídeos:


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895