V Comando Aéreo Regional comemora o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador em Canoas

V Comando Aéreo Regional comemora o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador em Canoas

Cerimônia foi realizada nesta segunda-feira na Base Aérea de Canoas

Fernanda Bassôa

publicidade

Para celebrar o primeiro voo da história, realizado por Alberto Santos Dumont, em 1906, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) realizou nesta segunda-feira uma cerimônia militar em comemoração ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Canoas (BACO).

Além do desfile militar, também foram entregues comendas da Ordem do Mérito Aeronáutico, uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que tenham se distinguido no exercício da sua profissão.

No discurso, o Major-Brigadeiro do Ar, Marcelo Fornasiari Rivero, comandante do V COMAR, falou sobre a importante criação de Dumont, que nasceu da criatividade e ousadia, tornando possível levantar voo, deixando um legado para a eternidade.

“Dumont pavimentou um caminho repleto de possibilidades para aviação mundial. E é neste espirito de feitos, conquistas e o amor à pátria que o Comando da Aeronáutica mantém a sua prontidão operacional em apoio ao povo brasileiro". 

Rivero também ressaltou a importância da operação da FAB que está repatriando brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e Hamas. "A Operação Voltando em Paz, a maior missão de repatriação da história do País exemplifica de forma vívida o nosso compromisso em proteger os interesses e a segurança de nossos compatriotas. A agilidade e excelência demonstradas a bordo de nossas aeronaves são testemunho do profissionalismo e da capacidade da Força Aérea Brasileira em atender de imediato o chamado por ajuda em qualquer parte do mundo denotando seu viés emprego e humanitário."

Por fim, ele reafirmou o compreossmiso da FAB em prol do país e também fez referência a participação dos militares e das aeronaves na Operação Taquari .  "Salvaguardar a integridade de nosso País mais do que dever, é uma missão. Tal cenário reforça o quão essencial é o comprometimento do nosso objetivo com a missão que nos cabe constitucionalmente... salvando e protegendo a população porque esta é destinação das Forças Armadas.” 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895