Vacaria publica decreto com medidas mais restritivas de enfrentamento ao coronavírus

Vacaria publica decreto com medidas mais restritivas de enfrentamento ao coronavírus

Hospital Nossa Senhora da Oliveira está com a capacidade de atendimento esgotada

Correio do Povo

publicidade

A Prefeitura de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, publicou novo decreto de enfrentamento à pandemia nesta quinta-feira. Mais restritivas, as medidas foram detalhadas em transmissão virtual da administração municipal durante a tarde e visam conter o agravamento da propagação do coronavírus na cidade. O Hospital Nossa Senhora da Oliveira, que recebe pacientes do município e região, está com a capacidade de atendimento esgotada devido aos casos de Covid, tanto em UTI como clínicos. São 85 internados na tarde desta quinta. A UPA também registra sobrecarga diária nos atendimentos.

Segundo o vice-prefeito Marcelo Dondé, até o Executivo chegar a essas medidas, houve contatos e reuniões com setores da segurança pública, comércio, indústria, agronegócio e saúde. Ele explicou que é preciso dar uma resposta mais efetiva a esse momento grave de propagação do vírus. "O número de contágios está maior que a capacidade de atendimentos. A partir de agora, se alguém precisar ser internado no hospital, não vai haver espaço, vamos ter que buscar leitos em outros lugares. Então, precisamos conter a contaminação."

O novo decreto determina para este fim de semana, das 18h desta sexta às 6h da próxima segunda, o funcionamento apenas dos serviços e atividades considerados essenciais, elencados no artigo 17 do decreto estadual nº 55.882/2021. A feira no Mercado Público não ocorrerá neste sábado.

Entre as medidas do documento, com validade mínima de 15 dias, também está o funcionamento do comércio, indústria e prestação de serviços com limitação de 30% da capacidade do PPCI. No comércio atacadista e varejista de alimentos, o atendimento fica restrito a uma pessoa da família. Bares e lojas de conveniência só podem funcionar por tele-entrega.

Restaurantes, lanchonetes, lancherias e padarias estão autorizados a atender com 30% da capacidade, das 6h às 22h. Cultos e missas estão proibidos. Nas praças, não pode haver a permanência de pessoas, apenas circulação e prática de atividade física individual.

No período das 22h às 6h, diariamente, a circulação de pessoas fica restrita a casos de necessidade. Segundo a prefeitura, a fiscalização do cumprimento das medidas será intensificada e estão previstas multas para moradores e donos de estabelecimentos. Por exemplo, se a pessoa for encontrada fora de casa sem máscara, será multada, imediatamente, em R$ 2 mil.

Já na campanha de vacinação contra a Covid-19, haverá nesta sexta-feira a aplicação da segunda dose com a Coronavac para idosos de 63 anos ou mais. O serviço será na modalidade drive-thru, no Parque dos Rodeios, com início às 8h.
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895