Vale do Rio Pardo articula implantação do cercamento eletrônico

Vale do Rio Pardo articula implantação do cercamento eletrônico

Prefeituras buscam acelerar a implantação do projeto de videomonitoramento na região

Otto Tesche

Santa Cruz do Sul já possui um Centro de Comando e Controle

publicidade

Os prefeitos do Vale do Rio Pardo tentam acelerar a implantação do projeto de cercamento eletrônico na região, que integra plano de segurança do Estado. Dos 15 municípios do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), sete devem ganhar um kit com câmeras até o fim do ano, por meio de emenda parlamentar. Para complementar, os gestores encaminharão projeto executivo, por meio do consórcio, para captar recursos junto ao Badesul, que tem uma linha de crédito específica para as prefeituras do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O apoio financeiro deve viabilizar a execução do projeto do sistema integrado regional.

Ainda que o governo trabalhe com a meta de cercar o Estado até o fim do ano, o prefeito de Venâncio Aires e presidente do Cisvale, Giovane Wickert, é menos otimista. Afirma que o projeto deve ser executado só no ano que vem para entrar em vigor em 2020. Wickert disse que o consórcio se propõe a fazer um estudo e um projeto executivo para obter ações rápidas. “Se toda a região estiver cercada, nós teremos como monitorar e controlar a violência no Estado.”

O projeto de cercamento eletrônico do Estado prevê que 25 cidades tenham centrais de videomonitoramento. Santa Cruz do Sul, que já possui um Centro de Comando e Controle, será uma delas. Wickert afirma não haver necessidade de cada município ter a sua sala de controle. “O efetivo da Brigada Militar é pequeno e poucos municípios têm guardas municipais. Assim, todas as imagens serão espelhadas em Santa Cruz”, explica. O responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, informou que com o Centro Integrado de Santa Cruz do Sul, inaugurado em dezembro de 2017, a região deve ser uma das primeiras e ser cercada. “Estamos com a base pronta.” As imagens serão conectadas ao Centro de Comando e Controle, em Porto Alegre. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895