Vale do Rio Pardo tem mobilização devido ao frio intenso

Vale do Rio Pardo tem mobilização devido ao frio intenso

Força-tarefa em Santa Cruz do Sul fará distribuição dos cobertores e casacos doados após apelo emergencial

Otto Tesche

publicidade

A previsão de temperatura extremamente baixa nos próximos dias mobilizou as prefeituras dos maiores municíios do Vale do Rio Pardo para ajudar as pessoas em situação de rua ou com necessidade de agasalhos. As equipes da força-tarefa em Santa Cruz do Sul iniciam na manhã desta quarta-feira a distribuição dos cobertores e casacos doados pela comunidade após um apelo emergencial do governo. As peças serão entregues para cerca de 400 famílias em situação de vulnerabilidade e que vivem em regiões já mapeadas. As demais roupas de inverno arrecadadas também estarão disponíveis para retirada nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). 

Em encontro nesta terça-feira, com a participação de servidores da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, da pasta de Segurança e Mobilidade Urbana, da Defesa Civil e da Guarda Municipal, foi discutido o funcionamento da abordagem social dos moradores de rua e o encaminhamento para o Albergue Municipal, que seguirá operando 24 horas por dia. Conforme os responsáveis pelo local, o espaço tem capacidade para abrigar a todos mesmo se houver aumento na procura. “Aqueles que não desejam conviver com os demais no Albergue serão atendidos em alas separadas, mas não vamos deixar ninguém na rua”, afirmou a prefeita Helena Hermany.  

Estratégia conjunta

Em Venâncio Aires, servidores das secretarias da Habitação e Desenvolvimentos Social, de Segurança Pública, Defesa Civil, Centro de Referência em Assistência Social (Creas) e do Alojamento Municipal definiram nesta terça-feira algumas estratégias a serem fortalecidas para a semana. Equipes de profissionais da área social do município farão a busca ativa, divulgando e oferecendo os serviços públicos às pessoas que moram nas ruas. Durante o dia, os setores do Desenvolvimento Social, Gabinete da Primeira-Dama, Creas da Prefeitura, ficam à disposição durante o dia disponibilizando agasalhos, calçados, roupa de cama, cobertores e cobertas, além de orientações a quem precisar.  

O telefone 193 da Corporação dos Bombeiros e Defesa Civil fica à disposição em regime de 24 horas para casos de urgência. As equipes estão integradas e formam a rede de apoio e acolhida para as pessoas sem abrigo. Os monitores do Alojamento Municipal, Milton Back e Ademir Maciel, informaram que a procura pelo local até o momento é considerada baixa. “Temos duas pessoas que procuram o espaço quase todas as noites, recebendo jantar e café da manhã, além do quarto para dormir, banheiro para higiene e roupa limpa”, disse Back. O alojamento funciona das 19h às 7h e está localizado na rua Júlio de Castilhos, 1409. 

As equipes de acolhida solicitam à comunidade para que continue ajudando com doações, mas também com indicação para os setores de situações de pessoas que estejam precisando de agasalhos ou de lugar para passar as noites. Os profissionais ficam à disposição durante o dia pelos telefones 2183-0672 (Gabinete da Primeira-dama), 2183-0671 e 2183-0669 (Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Social) ou 2183-0665 (Creas). O disque 193 fica à disposição 24 horas, numa parceria do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Venâncio Aires. 

Campanha de doações

A Prefeitura de Rio Pardo iniciou campanha para arrecadação de cobertores para pessoas carentes. As pessoas que pretendem contribuir podem deixar sua doação no Cras Central ou na Secretaria da Assistência Social. O serviço de tele-busca atende pelos telefones (51) 3731-1876 e 99822-2284. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895